Ler traz diversos benefícios, como estímulo à criatividade, acesso a novas informações, desenvolvimento do pensamento crítico e aprimoramento da linguagem. Mas, acima de tudo, ler é uma atividade agradável. Falando nisso, quem não gosta de uma leitura divertida? De rir sozinho enquanto passeia despretensiosamente pelas páginas? De ter um momento de descontração durante um dia cheio ou, mesmo, naquele fim de semana preguiçoso?
Preparamos uma lista de livros divertidos da literatura juvenil para animar suas jornadas. Confira!
1. “Peter Pan”, de J. M. Barrie
Todo mundo conhece Peter Pan, o eterno menino que voa, luta contra piratas e gosta de ouvir histórias! E esse clássico da literatura é novidade no catálogo da Editora do Brasil.
Viva aventuras com ele, Wendy e os meninos perdidos na Terra do Nunca nesta adaptação bilíngue (inglês e português) de Telma Guimarães.
2. “Quem tem boca vai ao Timor!”, de Beto Junqueyra
Beto e Carminha são primos que se falam sempre, mas ele mora no Brasil e ela, em Portugal. Durante suas conversas, percebem como a língua portuguesa varia de um país para o outro.
Além de proporcionar uma leitura divertida, essa narrativa bué de fixe (ou seja, muito legal) reflete sobre o idioma português e conta muitas curiosidades do mundo lusófono.
3. “De memes e memórias”, de Leo Cunha
A vida na era da tecnologia é cheia de memes, posts, memórias e notícias (até as que são fake news). A linha do tempo de um escritor e de um jovem tem algo em comum: textinho, textão, brincadeiras, desabafos, desafios…
Inspirado no seu material cibernético, Leo Cunha compôs este livro divertido e reflexivo com crônicas da contemporaneidade. Curta e compartilhe!
4. “Deu a louca no guarda-roupa”, de Jonas Ribeiro
D. Antônia, proprietária de um antiquário, e suas excêntricas empregadas vivem situações fora do comum: as roupas e outros objetos da casa pensam, sentem, agem e falam! Até mesmo acontecimentos rotineiros ganham um toque especial (e maluco).
Divirta-se com essa narrativa recheada de humor.
5. “Como enlouquecer seu professor de física”, de Elika Takimoto
O professor Inácio tem um jeitão de cientista, o problema é que suas aulas de Física são monótonas e desinteressantes para os alunos. Hideo quer bancar o herói e tentar salvar os colegas das aulas expositivas, fazendo vários questionamentos ao professor até deixá-lo maluco. Ele acaba provando que filosofar sobre ciências exatas é possível.
Leitura divertida é com o Livríssimo!
Quer conhecer mais sugestões sobre literatura juvenil? Acompanhe o Livríssimo na web e nas redes sociais!
Temos dicas para todos os gostos: livros de suspense, de fantasia e até mesmo filmes, além de abordarmos vários assuntos importantes que movimentam a adolescência.