9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. Para celebrar a data, muito se fala sobre as mulheres que nos inspiram e ocupam espaço em nossas vidas de adultos, mas fica a pergunta: quais figuras femininas se destacam na vida das nossas crianças e adolescentes? Como aqui somos amantes da leitura, vamos além: quais escritoras brasileiras seus filhos conhecem?

Listamos nove escritoras infantojuvenis para estimular crianças e jovens a adquirir o hábito da leitura por meio do trabalho de mulheres inspiradoras. Confira!

Escritoras brasileiras para encantar as crianças e adolescentes

1.   Nye Ribeiro

Mineira de Boa Esperança, Nye Ribeiro cresceu ao lado da natureza. Como se interessava pela educação desde jovem, cursou Pedagogia e, após dezoito anos lecionando, ingressou na carreira de autora de livros infantis a fim de motivar as crianças a ler e escrever. Entrando no mundo da escrita, estudou Jornalismo, passando também a escrever para jornais e revistas de educação.

Nye Ribeiro - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Como dica de leitura, seu livro “A colcha de retalhos”, publicado em 1995 em parceria com Conceil Corrêa da Silva, encanta diferentes gerações ao retratar a relação entre avó e neto.

2.   Renata Bueno

Natural de São Paulo, Renata Bueno é arquiteta e artista plástica, participando de diferentes exposições pelo mundo. Por isso, ela gosta de ver tudo – inclusive os livros – por um ângulo diferente. Além de escritora de livros infantis, também é ilustradora.

Renata Bueno - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Ficou curioso? Conheça seu livro “Poemas problemas”, que brinca com a língua portuguesa e a matemática. A obra lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2013 na categoria Didático e Paradidático.

3. Simone Mota

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Simone Mota é graduada em Estatística. Mas a carioca não entende só das matérias exatas, a literatura é uma paixão, assim, ela também estudou Letras. Após ver a repercussão de suas histórias na vida dos filhos, decidiu levar a carreira de escritora infantojuvenil adiante, publicando seu primeiro livro em 2011. 

Como sugestão de leitura, apresentamos “Que cabelo é esse, Bela?”, uma narrativa encantadora que, delicadamente, quebra preconceitos e padrões de beleza e reafirma o poder da ancestralidade e da negritude.

4. Rosinha

Nascida em Recife, Pernambuco, Rosinha também tem formação em Arquitetura – viria daí o amor por arquitetar as palavras e ilustrações? Foi professora de Literatura Infantil em cursos de formação de leitores e já publicou mais de 110 livros, recebendo diversos prêmios. Fundou ao lado de Anabella Lopez a escola de formação de ilustradores Usina de Imagens.

Rosinha - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Vale a pena conhecer “O mar de Cecília”, obra que homenageia Cecília Meireles. O título recebeu o Prêmio FNLIJ 2018 na categoria poesia, além dos selos Seleção da Cátedra UNESCO de Leitura em 2017 (organizado pela PUC-Rio) e Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), também na categoria poesia em 2018.

5.   Rosana Rios

Paulistana, Rosana Rios se formou em Arte-Educação. Gosta de escrever nas mais diferentes formas: trabalhou onze anos como roteirista de televisão e de quadrinhos, e desde 1988 se dedica à literatura infantojuvenil, já tendo publicado mais de 170 livros em 30 anos de carreira e recebendo inúmeras premiações.

Rosana Rios - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Um sucesso da autora é a obra de crônicas “Tinha um livro no meio do caminho”, ganhador dos selos Seleção da Cátedra UNESCO de Leitura em 2018 e Acervo Básico FNLIJ 2019 na categoria jovem.

6.   Telma Guimarães

Natural de Marília, São Paulo, Telma Guimarães é formada em Letras Vernáculas e Inglês, tendo lecionado a língua estrangeira na rede estadual de ensino até 1995. Atua como escritora infantojuvenil desde 1988, publicando mais de 170 títulos em português, inglês e espanhol.

Procura estimular o aprendizado de inglês dos seus filhos? Ler com eles as obras de Telma Guimarães vai ajudar! Conheça “A smart grandma”, uma cômica história sobre uma vovó contada na língua inglesa.

7. Sonia Rosa

Natural do Rio de Janeiro, Sonia Rosa é professora, pedagoga e mestre em Relações Étnicos Raciais. Adora conviver com crianças, tendo publicado mais de 40 livros destinados a esse público. Uma de suas temáticas é a literatura negra afetiva, colocando personagens negras no protagonismo, um exemplo de representatividade.

Conheça a obra “Três histórias de encanto”, uma coleção de três contos cheios de fantasia e imaginação que narram a jornada de descoberta e amadurecimento das personagens.

8.   Penélope Martins

Penélope Martins nasceu em Mogi das Cruzes, São Paulo. Pós-graduada em Direitos Humanos, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006. Além de escritora e narradora de histórias, é articuladora em projetos de fomento da palavra escrita e falada e em atividades culturais.

Penélope Martins - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Nossa sugestão da autora é “Minha vida não é cor-de-rosa”. O título, que faz parte do Acervo Básico FNLIJ 2019 na categoria jovem, fala de maneira delicada sobre uma adolescente que lida com situações difíceis, retratando o despertar para questões importantes, como o feminismo, a desconstrução de estereótipos, a igualdade e os direitos humanos.

9.   Tânia Alexandre Martinelli

Para fechar a nossa lista de escritoras brasileiras, apresentamos Tânia Alexandre Martinelli, oriunda de Americana, São Paulo. Formada em Letras (Português e Espanhol), foi professora de Língua Portuguesa durante dezoito anos. Começou sua carreira literária escrevendo crônicas e poesias, publicando seu primeiro livro em 1998. Nos últimos anos, se dedica integralmente à literatura.

Tânia Alexandre Martinelli - 9 escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil

Como sucesso da literatura juvenil escrito pela autora, se destaca o livro “O Vaso Chinês”, parte do Acervo Básico FNLIJ 2015 na categoria jovem, sendo também selecionado para o Catálogo FNLIJ da Feira de Bologna em 2015. O enredo narra a história sensível de uma menina que perdeu o pai e lida com a saudade e as mudanças da vida.

Vozes femininas não podem mais ser caladas! Apresente escritoras brasileiras de literatura infantojuvenil aos seus filhos e os ensine desde a infância a valorizar atividades exercidas por mulheres. Confira mais títulos na loja virtual da Editora do Brasil.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL