Como escrever melhor por meio da leitura?

Stephen King é um escritor conhecido por suas obras, mas também pelo seu vasto método de escrita. Extremamente produtivo, o autor gosta de escrever dez páginas por dia religiosamente, ou seja, em três meses ele escreve cerca de 180.000 palavras. Quando perguntado sobre como escrever melhor, King diz que “se você quer ser escritor, deve fazer duas coisas acima de todas as outras: ler muito e escrever muito”.

Mas, esse não é um método exclusivo de quem se tornar um escritor. Ter um hábito de leitura ativo forma crianças e jovens mais aptos para uma habilidade essencial para a vida: escrever. Mesmo que o futuro trabalho deles não envolva essa skill, ela é base para muitas outras, sem esquecer de que é decisiva nos principais vestibulares do país. 

Pensando em questões além do escrever melhor para questões prática, uma dose de  leitura diária e escrita pode ser altamente benéfico para:

  • ajudá-los a trabalhar com os sentimentos;
  • se manterem positivo sobre a vida;
  • expressarem seus pensamentos com mais clareza e;
  • colocarem-se no mundo de forma ativa.

A importância de ter um hábito de leitura na busca por escrever melhor

Visto que ler é algo que aprendemos a fazer quando começamos a escola, é fácil pensar que resolvemos isso e não precisamos mais trabalhar essa habilidade. Ou que não precisamos mais exercitar nossos músculos da leitura. Mas, saber ler e não ler livros é como ter o seu sanduíche favorito na mão e não comê-lo. Se você quer saber como escrever melhor, pense no hábito de leitura como um telescópio que quando usado abrirá todo o universo para você. Por que nem tentar dar uma espiadinha através dele? 

Essa relação entre leitura e escrita não é um conceito novo. Na escola, em todas as disciplinas, a leitura é um precursor importante para a escrita em um nível informativo. Como alunos, as crianças e jovens devem compreender um tópico antes de escreverem com coerência sobre ele. Ademais, estudantes que lêem muito (em qualquer gênero) geralmente têm um maior domínio do vocabulário e das nuances da expressão escrita. Em nossa sociedade digital, nos acostumamos a um fácil acesso à informação; entretanto, o trabalho metacognitivo de leitura ativa ainda é necessário para uma escrita eficaz. 

Então, efetivamente como escrever melhor? Leia! 

Se ainda não estiver convencido de como o hábito de leitura ajuda seus filhos a escrever melhor, temos dois excelentes argumentos. O primeiro deles vem da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020. Segundo ela, o número de leitores no país diminuiu, exceto quando se fala de crianças de 5 a 10 anos de idade, onde o número passou de 67% (2015) para 71% (2019). 

A pesquisa apontou que as crianças são as que leem mais, por vontade própria e com mais frequência. Diferente das faixas etárias de 14 a 17 anos e de 18 a 24 anos, é quando o hábito de leitura apresenta maior percentual de queda. Enquanto os de 5 e 10 anos indicam o gosto pela leitura como principal fator de manter a atividade, a partir dos 18 anos passam a apontar o crescimento pessoal, a atualização cultural e o conhecimento geral como motivos para a ler.

Como pais, podemos enraízar o amor pela leitura desde pequeninos para que a progressão desses dados mude com essa geração já engajada. Ao invés de se perguntar apenas praticamente como escrever melhor, eles devem ter esta habilidade como uma extensão natural de seus conhecimentos. Aqui entra o nosso segundo argumento, para ler muito, as crianças e jovens precisam encontrar obras que lhes agradem e envolvam. A loja virtual da Editora do Brasil é recheada de títulos para todos os gostos e idades. 

Acesse e selecione a obra uma obra especial!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL