No mundo de hoje, crianças e adolescentes são bombardeados com padrões conflitantes e em constante mudança. Ao mesmo tempo, você está tentando ensinar e incutir bons valores dentro de casa. Felizmente, um livro realmente bom tem o poder de contrabalançar essas influências externas e ensinar lições importantes aos jovens à medida que crescem. Pode ser uma obra contemporânea, mas também pode pertencer ao cânone dos grandes autores brasileiros.
Em uma via de mão dupla, você ganha a oportunidade de preparar o seu filho para o futuro escolar e, também, o ensinar a apreciar a literatura que se volta para dentro de nossas raízes. Machado de Assis, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Guimarães Rosa e Cecília Meireles não são grandes autores brasileiros à toa.
Grandes autores brasileiros e o ser brasileiro
Ao apresentar os grandes autores brasileiros e suas obras, faça duas perguntas: “Por que lemos suas obras e o que ainda podemos aprender com eles?”. As respostas vão direcionar o tipo de leitura que você e seu filho podem fazer da obra. É por meio da literatura que podemos descobrir como nossos antepassados se parecem ou se distanciam de nós mesmos. É, também, a partir da leitura, que começamos a entender como deve ter sido viver em uma determinada época, sob certas condições.
Mas, a história desses grandes autores brasileiros também fala muito com os dias de hoje. Machado de Assis, por exemplo, viveu na sociedade do século 19 e suas críticas à burguesia seguem atuais. Não é por menos que o Twitter está sempre discutindo se Capitu traiu ou não Bentinho. Aproveitando, para você foi traição ou apenas um narrador que influencia nossa opinião manipulando a forma de contar a história? Viu, os romances e contos de Machado mexem com o brasileiro como poucos autores fizeram e não são exclusivos para os adultos, há lições importantes para todas as idades.
Para muitos, como o crítico espanhol Antonio Maura, Machado de Assis é o maior escritor que nossas terras já tiveram a honra de ser lar. Em entrevista ao portal G1, o crítico disse: “Acho que Machado é um dos grandes nomes do século XIX. Não acredito que se compare nem a [Charles] Dickens, [Honoré de] Balzac, Eça de Queiroz ou ao nosso [Benito Pérez] Galdós. São grandes escritores, mas estão abaixo nos quesitos riqueza, crítica e análise da sociedade e versatilidade. Não chegam aos pés”. Muita coisa, não é?
Leia os clássicos!
Falando de ser um dos grandes autores brasileiros, Guimarães Rosa é um dos poucos que disputa lado a lado com Machado de Assis o pódio. O autor, que escreveu contos, novelas e romances “reinventando” a Língua Portuguesa, ainda usou a população sertaneja como tema das suas histórias. Ótima oportunidade para pensar como a língua é um organismo vivo e muda de acordo com as imposições de seus falantes. O Português de ontem não é o mesmo de hoje, que será diferente do de amanhã.
Todos os autores citados neste texto se não escreveram diretamente para as crianças e adolescentes, tem obras com personagens nestas idades que fornecem uma experiência única de imersão na infância de outros tempos. Não subestime a capacidade do seu filho de amar a literatura. Incentive-o a descobrir que os clássicos da literatura brasileira são mais atuais do que ele pensa!