Se você acompanha nosso blog, já viu que começamos uma lista de recomendações de livros recém-publicados pela Editora do Brasil. São tantos títulos legais, que dividimos as indicações em dois textos. Já falamos, por exemplo, da imperdível edição bilíngue – português e inglês – de O pequeno príncipe. Mas tem mais clássicos para conferir, como A revolução dos bichos, em duas versões diferentes. Vamos lá?
A bisa e as botas de dinossauro
A ligação entre bisavós e bisnetos é uma coisa muito bonita de se ver. A menina protagonista dessa história tem uma bisavó muito bacana, mas que está cada vez mais fraquinha e precisando de cuidados. No hospital, ao visitar a bisa tão amada, a menina se encanta e se diverte com os aparelhos e acessórios que os pacientes têm de usar. Com muita imaginação, essa criança enxerga a realidade com olhos mais leves e ajuda os adultos a se preparem para uma despedida difícil. A bisa e as botas de dinossauro é uma narrativa emocionante sobre amor, família, afeto, tempo e vida.
A deliciosa e misteriosa caixa
Em A deliciosa e misteriosa caixa, tia Lu chegou para o jantar e trouxe uma caixa misteriosa. Os sobrinhos, claro, ficaram muito curiosos. O que poderia ser? Um quebra-cabeça, um jogo, uma coleção de lápis de cor? Poderia ser qualquer coisa boa, já que a tia Lu é dessas tias que todos os sobrinhos amam. Para você descobrir, é só seguir o conselho da nossa lista de recomendações de livros e ler!
De memes e memórias
Nossa vida na era da tecnologia é cheia De memes e memórias. A linha do tempo na rede social de um escritor tem um pouco de tudo: textinho, textão, brincadeiras, desabafos, desafios… Neste livro, Leo Cunha mergulhou no próprio baú cibernético para reunir alguns de seus posts favoritos, crônicas da contemporaneidade tecnológica. Uma leitura essencial e para lá de curiosa para jovens e adultos que amam uma boa crônica.
Sala 1208
Em Sala 1208, os estudantes do Colégio Vivência estão trilhando seus caminhos, lidando com os próprios dilemas e preocupações, quando uma notícia vem para chocar a todos: a escola irá encerrar suas atividades. Esse é o fio condutor que conecta as oito partes deste livro, cada uma contada sob a ótica de um jovem da Sala 1208. Um verdadeiro quebra-cabeça literário com muitas doses de emoção e reflexão para encantar jovens e adultos.
Uma semana inesquecível
Em 2022, a Semana de Arte Moderna completa 100 anos. A revolução deste importante evento, que teve início naquela semana, continua sendo relevante nos dias de hoje. Em Uma semana inesquecível, as autoras Mércia e Neide recuperam algumas das personalidades e dos momentos que fizeram dessa, uma semana inesquecível! Com direito a um passeio por pinturas, esculturas e atividades.
Nasci em 1922, ano da Semana de Arte Moderna
Falando neste na Semana de 22. Já pensou se os objetos de um museu falassem? Em Nasci em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, Manuela, a máquina de escrever de ninguém menos do que o grande Mário de Andrade, conta como tudo ocorreu. Uma narrativa criativa e instigante, que resgata um momento essencial da cultura brasileira, especialmente feita para os jovens leitores descobrirem ainda mais coisas sobre esse acontecimento artístico que mudou o Brasil. Imperdível em qualquer lista de recomendações de livros.
Meu avô, os livros e eu ou como resistir em tempos incertos
Pandemia, isolamento, aulas pela internet, distanciamento social… Ninguém merece ficar trancado dentro de casa por tanto tempo. Mesmo respeitando rigorosamente o isolamento, Natália quer e precisa viver uma aventura. Mas ela tem uma vantagem: um avô muito legal que a convidou para uma viagem literária (sem sair de casa, claro). Os caminhos percorridos por eles em Meu avô, os livros e eu ou como resistir em tempos incertos, seguem por vários livros, de autoras e autores brasileiros, que representam nossa literatura de uma maneira ímpar. Literatura juvenil de formação com muita qualidade é o que espera os leitores deste livro.
A revolução dos bichos
A sinopse de A revolução dos bichos você conhece? O trabalho pesado, os maus tratos, a falta de liberdade, o desrespeito aos direitos básicos, culminam nos trabalhadores dizendo “basta”. Infelizmente, o paraíso de justiça e igualdade com que sonharam não passou de uma grande ilusão. Claro que, neste livro, os trabalhadores são animais e os líderes do novo regime, porcos. Uma fábula satírica, genialmente criada por George Orwell, aclamada mundialmente e que chega em uma edição super especial para os leitores da Editora do Brasil. Um clássico da literatura internacional, agora com exclusiva tradução do escritor Eric Novello e design e ilustrações de Gustavo Piqueira.
A revolução dos bichos em HQ
Nesta edição de A revolução dos bichos o formato escolhido são os quadrinhos, mas sem perder as particularidades que tornaram o original de Orwell uma leitura obrigatória. Uma narrativa essencial e que se apresenta aqui de modo ainda mais dinâmico, jovem, contemporâneo… Um clássico recontando para as novas gerações.
Os sete da independência
Independência ou morte! Um momento decisivo na história do Brasil. Mas este foi apenas um momento, eternizado em marcantes obras de arte. O que aconteceu antes daquele dia em que Dom Pedro I declarou a independência? Quem foram os personagens históricos envolvidos? Com base no famoso quadro “Independência ou morte”, de Pedro Américo, o autor Gustavo Penna resolveu investigar a trajetória de sete indivíduos intimamente envolvidos no processo de independência do nosso país para recriar a história de como o Brasil resolveu se separar de Portugal, há quase 200 anos atrás. O resultado é este Os sete da independência, que mistura ficção, imaginação e fatos históricos de um jeito inteligente e muito convidativo.
Gostou da nossa lista de recomendações de livros? Tem para todos os gostos, não é?