A importância da leitura pode ser medida na quantidade de benefícios que ela gera. Ler é uma porta de entrada para aprender qualquer coisa sobre tudo. Ajuda a descobrir coisas novas e a se educar em múltiplas áreas de interesse. Em um livro, você pode encontrar qualquer assunto que imaginar, dentro de inúmeros contextos e é só mergulhar para começar a aprender.
Se o seu filho tem dificuldade para escrever, incentive-o a ler. Se é uma pessoa inquieta e tem muita energia para gastar, compre um livro de aventuras. Se é tímido e retraído, mostre as possibilidades de uma boa prosa. A criança é alfabetizada, mas tem dificuldades para entender o que lê, adivinha? A importância da leitura aparece nesse item também.
A importância da leitura com compreensão
Antes da internet, os livros eram as únicas fontes de informação e conhecimento. São essas joias as detentoras da sabedoria coletiva de nossos tempos. Não faltam evidências sobre a importância da leitura incutida desde cedo. Ler com compreensão posiciona as crianças para o sucesso acadêmico e profissional de longo prazo. Também evita que lutem com essa habilidade durante a escola.
Embora muitas crianças saibam ler, o ato de ler e o de compreender o que lêem são duas coisas diferentes. Ler requer análise e combinação de vários sons fonéticos. Já a compreensão e interpretação da leitura, envolve pensar sobre as palavras que acabaram de ser lidas e extrair um significado, não só para essas palavras, como para o texto todo. Em resumo, a compreensão da leitura une a capacidade de ler, com a de entender, processar e relembrar o que foi lido.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: Como estimular uma criança a ler?
Como aprender interpretação de texto?
A habilidade de compreender e interpretar pode ser construída de maneira bastante simples. No entanto, exige pleno entendimento da importância da leitura e envolvimento ativo diário dos pais ou responsáveis. Já que são eles que orientarão a criança para assimilar os processos de pensamento que estão por trás da compreensão de qualquer texto.
Idealmente, todas as crianças devem passar pelo menos meia hora diária lendo com um ente querido. Isso não apenas promove uma relação positiva com a leitura, como permite modelar as etapas cognitivas necessárias para compreender o que é lido. Ou seja, não perca tempo, ensine seu filho a criar e manter um hábito de leitura constante, para que pouco a pouco, naturalmente, ele aprenda a interpretar textos corretamente, incluindo previsão, questionamento, recontagem, síntese, resumo, automonitoramento, releitura, leitura atenta e pensamento em voz alta.
Uma boa ideia para isso é apresentar diferentes tipos de gêneros literários, incluindo épico, drama, tragédia, comédia, biografia, mistério, não ficção, ficção, etc. e ensinar a estrutura e os elementos de cada um. Vale o desafio, não é?
Acesse a loja virtual da Editora do Brasil e escolha os títulos que vão guiar essa aventura.