Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
Uma casa para 10!
Que tal brincar de arquitetura e construção fabricando uma casa para personagens que você mesmo vai inventar? Reutilizando embalagens encontradas facilmente nos armários da cozinha, quarto ou banheiro, muitas histórias poderão ser criadas com esse cenário fabuloso. Parece bem fácil, e é! Mas é preciso faro de detetive para encontrar os materiais. Vamos lá?
Para fazer uma boa casa você precisa encontrar uma caixa de papelão com tampa, afinal, as personagens vão entrar e sair dela. Será que tem alguma caixa de sapatos sobrando por aí? Para as personagens, poderá reutilizar embalagens menores, como as de pasta dental, sabonete, cereal e outras. Separe tesoura, canetinhas, lápis de cor e outros materiais que gosta de trabalhar e mãos à obra!
Primeiro passo: Preparando uma casa do seu jeito
Usando uma caixa de sapato você poderá aproveitar a tampa como telhado. Nas laterais da parte de baixo, com uma tesoura, será muito legal abrir janelinhas e uma porta. Lembre-se de cortar a porta e as janelas deixando um lado ainda preso na caixa para poder abrir e fechar sempre que quiser.
Faz parte da brincadeira: assim como uma casa de verdade, sua construção poderá ter paredes coloridas, telhado com plantas e tudo mais que sua imaginação permitir. Use restos de outras embalagens para fazer esses detalhes e não tenha medo de criar algo bem diferente, viu, porque sua casa será única e exclusiva como você!
Segundo passo: quem vai morar dentro da sua casa, hein?
Desmonte as embalagens reutilizáveis menores — como as de pasta dental — e desenhe na parte de dentro para depois recortar. Se você gosta muito de animais, poderá pesquisar alguns da fauna brasileira ou misturar espécies do mundo todo, porque a dona girafa de certo vai gostar de conhecer o senhor tamanduá-bandeira, né?
Terceiro passo: quem será que vai entrar primeiro
Casa pronta e personagens ansiosos para habitá-la. Agora você pode criar muitas histórias para contar como reuniu essa turma.
Quarto passo: toda casa tem suas confusões…
Reúna a turma da sua casa para brincar com a casinha de papelão. Peça que cada um seja um ou mais personagens. É claro que pode acontecer alguma confusão, mas o divertido será resolver os conflitos usando a inteligência e a sensibilidade dos participantes desse jogo que imita a vida real.
Prêmio do jogo: depois da brincadeira, é hora de ir para a estante de livros recordar as personagens favoritas ou conhecer outras tantas.
Fica a dica brincalelê do nosso acervo especial:
Uma casa para dez é uma obra muito divertida que conta a história de uma casa vazia que foi ficando cheia, cheia, cheia… até esvaziar tudinho. O texto é de Caio Riter e as ilustrações de Graça Lima são inspiradoras para quem deseja aprender a desenhar animais.