Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
Click to VerifyTem tentado ler mais ou fazer deste um hábito na sua família? Que tal aprender sobre a literatura como incentivo a prática? Afinal, abril é considerado o mês da literatura, e pode ser uma ótima oportunidade para isso.
LEIA TAMBÉM: O que os grandes autores brasileiros do passado nos ensinam sobre o Brasil de hoje?
Sabe por que? Porque é nesse mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), o Dia Nacional do Livro Infantojuvenil (18 de abril) e o Dia Internacional do Livro (23 de abril), datas interligadas pelo reforço da importância da literatura em nossas vidas.
Bora aprender o porquê de cada uma delas e depois sentar para ler mais, mais e mais?
Dia Internacional do Livro Infantil
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado para que pessoas de todo o mundo possam desfrutar de um bom livro! É um dia para inspirar a ler mais, além de chamar a atenção principalmente para os livros infantis. Foi comemorado pela primeira vez em 2 de abril de 1966 pelo International Board On Books For Young People, que escolheu esta data por ser o aniversário de Hans Christian Andersen — autor de famosos contos infantis, como “Patinho Feio” e “A Pequena Sereia”.
Se você tem filhos, simplesmente ler um livro com eles será a maneira perfeita de se envolver neste dia. Foque em tornar o momento uma gostosa memória em família, assim, os benefícios de ler mais virão naturalmente.

Dia Nacional do Livro Infantojuvenil
Qual era a sua história favorita quando criança/adolescente? A resposta, talvez, envolva alguns dos títulos do autor homenageado no Dia Nacional do Livro Infantojuvenil: 18 de abril foi escolhido porque foi nesse dia e mês, do ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato.
Na loja virtual da Editora do Brasil você encontra algumas obras perfeitas para instigar o hábito da leitura em seus pequenos neste dia. Desde clássicos, como “Reinações de Narizinho”, até novidades incríveis, feito “Uma semana inesquecível”, que aborda de forma divertida a Semana de 22 (que este ano comemora 100 anos).
Dia Internacional do Livro
Por sua vez, o Dia Internacional do Livro foi criado pela Unesco em 1995 para celebrar livros e autores, assim como incentivar os jovens a descobrir o prazer da leitura. 27 anos depois, é sua chance de criar uma rotina em casa que envolva ler mais e melhor. A qualidade de leitura aqui é definida pelo nível de envolvimento do leitor, por isso, o legal é não forçar nada, mas despertar o interesse pelo exemplo e pela curiosidade.
Crianças que leem regularmente por prazer têm pontuações mais altas em testes, desenvolvem um vocabulário amplo, têm mais conhecimento geral e uma melhor compreensão de outras culturas em comparação a aquelas que não lêem. A notícia boa é que vale a leitura de livros em papel, tradicionais, e a leitura em meios digitais, como iPad, tablet e o próprio celular. Então, a ordem é: preparar, definir as obras e ler!