Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
Brincalelê! Que comece a festa
Você já imaginou uma festa em que todo mundo ajuda na organização? A decoração fica por conta de cada participante, as músicas são variadas para agradar a todos os gostos, e o espaço ocupado pode ser a própria rua. Se você pensou em carnaval, acertou em cheio!
O Brasil é internacionalmente conhecido por suas festividades carnavalescas, mas será que essa tradição tão colorida e sambista nasceu aqui na América Latina?
Um pouco de história
O carnaval curiosamente surgiu como celebração religiosa, marcando o período que antecede a quaresma cristã. Isso foi lá nos idos da Idade Média, na Europa, e acabou por chegar ao Brasil com os portugueses, aproximadamente entre os séculos XVI e XVII, quando a brincadeira era sair pelas ruas atirando ovos, farinha e limões de cheiro uns nos outros. Essa maneira de brincar se chamava entrudo, e sua transformação originou o carnaval como conhecemos até hoje.
Além de ser a maior festa do país, espalhada em diversas cidades com inúmeras manifestações artísticas, o carnaval é uma tradição de organização popular com grande importância para a valorização da memória e da cultura brasileira.
Brincalelê! Hora de partir para a brincadeira!
Um desafio…
Bom, como o carnaval no Brasil é o ano todo, vamos continuar a brincadeira? Tente recordar como se brinca o carnaval em diferentes cidades do Brasil. Será que você consegue responder qual a cidade para cada uma dessas referências?
- “Atrás do trio elétrico…”
- “E o Galo da Madrugada já está na rua…”
- “Quem não chora não mama…”
- “Portela, eu nunca vi coisa mais bela…”
- “A Bela Vista chegou, é carnaval… sou Vai Vai…”
Com as crianças
Reúna as crianças para contar sobre as tradições populares. Celebrar as festividades do nosso povo com os mais jovens fortalece o vínculo com a história, além de valorizar a identidade cultural. Aproveite para pesquisar as origens de brincadeiras que acontecem em outras localidades, e experimente preparar arquivos de imagens e músicas para se divertir com a família.
Seja em Salvador (1), Recife (2), Rio de Janeiro (3 e 4) ou São Paulo (5), o carnaval e outras festas de tradição popular nos convidam a soltar a imaginação, vestir a fantasia, brincar e manter viva a memória. Pode ser no salão, na avenida ou nos blocos, pode ser no quintal de casa: só não pode faltar alegria no preparo do caldo cultural.
Imaginar é preciso
Por fim, lembre-se de que, para manter a alegria carnavalesca durante a vida, precisamos de muita imaginação. Crie suas fantasias e brinquedos reutilizando materiais. No quesito originalidade, a gente precisa tirar nota 10 para manter a avenida florida com atitude de preservação da vida e do meio ambiente.
Nossa dica de leitura
Conheça a Coleção “MAS…”, da escritora e ilustradora Renata Bueno, pode inspirar nossos leitores ao conhecer personagens que inspiram as fantasias nos palcos, nas telas, nos livros e também nas festas de tradição popular. Procure pelos livros “Quem tem medo?”, “É doce mesmo?” e “É sempre assim?”, e se divirta!