Brincalelê! Mulheres, artistas e latino-americanas

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias e arte, com dicas de Penélope Martins. 

Quem é Latino América levanta a mão!

Você já deve ter pelo menos ouvido falar em Frida Kahlo ou visto algumas de suas pinturas estampadas por aí. Essa pintora mexicana ficou mundialmente famosa por seus autorretratos, compondo as imagens com elementos da natureza.

Mas, na América Latina, Frida não foi a única mulher artista a criar imagens fortes e impactantes com os coloridos exuberantes da fauna e da flora. Tarsila do Amaral, uma paulistana nascida em 1886 na cidade de Capivari, também ficou famosa por retratar cenas cotidianas destacando a presença de árvores, animais, frutas, colinas, casas, trabalhadores e até personagens do imaginário da cultura popular brasileira. 

Imagina se elas se encontrassem?

Frida Kahlo nasceu 21 anos depois de Tarsila, na Cidade do México, onde frequentou a Escola Preparatória. Tarsila foi para Espanha e França para se formar em artes plásticas, depois regressou para São Paulo. As duas não tiveram chance de se tornarem amigas. Uma pena. Observando as pinturas dessas artistas, a gente facilmente imagina quantas conversas elas teriam. 

O sol redondo, explodindo calor no alto da tela, poderia ser bom começo para Frida puxar um papo: 

– Puxa, parece que nós duas sabemos bem o que é fritar um ovo no alto da cabeça sem precisar de fogo ou frigideira, não?

Tarsila daria risada do jeito brincalhão da amiga. Acho que convidaria Frida para tomar um suco de melancia com canela (já experimentou?). As duas compartilhariam segredos sobre tintas e traços, quem sabe até umas dicas de moda: 

– Bora lá, Friduxa, tenho um vestido vermelho no guarda-roupa que é a sua cara!

No final do encontro, Frida estaria convencida a fazer um autorretrato com um casario ao fundo em homenagem ao trabalho de Tarsila. Por sua vez, Tarsila arrumaria um arranjo de flores para colocar em seus cabelos e pintaria uma cena de mulheres no campo, todas vestindo saias longas enfeitadas por rendas de bilro. 

Não eram só os países das duas artistas quentes por natureza. Tarsila e Frida revelaram em suas obras seus temperamentos intensos, calorosos e de muita coragem para valorizar a própria cultura, questionando todo tipo de injustiça.

Brincalelê! Agora é com você

Será que consegue dizer de quem é cada uma das pinturas abaixo? 

Principais obras de Frida Kahlo

Por que Tarsila do Amaral inspira? - Tarsila do Amaral

Se você respondeu Frida para a primeira e Tarsila para a segunda, então acertou! 

Que tal aproveitar esse momento, reunir um material e desenhar com inspiração nessas duas grandes artistas? Você pode misturar técnicas e materiais também, como tinta, lápis de cor, recortes de papel. O importante é ser original e mostrar para o mundo que o sol da América Latina é para fazer brilhar todas as pessoas e todas as cores da nossa cultura. 

Depois de finalizar a arte, uma moldura pode ser preparada com papelão pintado. E pronto: direto para a parede da sua casa, sua obra-prima!

Nossa dica de leitura

Conheça a Coleção “LERARTE para Pequenos” das autoras Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, com destaque para “Frida e a Joaninha Flora”, e “Tarsila e o Papagaio Juvenal”. Nessas histórias, o mergulho nas obras dessas duas artistas também traz de forma lúdica e divertida brincadeiras com as artes plásticas. Aproveite!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL