Clássicos da literatura que os jovens precisam conhecer

Too Many Requests from Your Network

Please complete verification to access this content.

Click to Verify

Estamos no Século XXI vivendo um período que une inovações e tradições, inclusive no campo da literatura. Um leitor moderno pode usufruir de leituras atuais, que tratam de temas contemporâneos e exploram novas formas de escrita, mas também é bom visitar clássicos da literatura de vez em quando.

Venha entender a importância de ler os clássicos e ainda pegue umas dicas de leitura!

O que é um clássico da literatura?

Um livro clássico é caracterizado como uma leitura “sem prazo de validade”. Ou seja, mesmo sendo escritos dentro de um determinado contexto passado, seus temas ainda são atuais. É o caso de “Utopia”, escrito pelo inglês Thomas More lá no século XVI. A obra é pioneira no gênero de mesmo nome que, de maneira muito original, criticou a política europeia da época – mas política é um assunto atemporal.

Além do mais, essas obras não possuem validade porque conseguiram atravessar os séculos e as fronteiras geográficas. Que grego imaginaria que, aproximadamente 28 séculos depois, conheceríamos a “Odisseia” mesmo estando do outro lado do mundo? Observando o exemplo de “Utopia”, a obra foi lida por séculos e influenciou a criação de outro gênero já no século XX, a distopia.

Com isso, você percebe que clássicos costumam inspirar tantas outras histórias que vieram depois. Mesmo que você não tenha lido Romeu e Julieta, por exemplo, com certeza conhece o enredo por tabela por já ter visto releituras em filmes e livros modernos, e provavelmente sabe que seu autor é Shakespeare.

Isso se deve ao fato de, mais do que narrar uma história, um livro clássico é profundo ao retratar as pessoas. Não importa quando e onde, o ser humano reflete sobre questões fundamentais: amor e ódio, vida e morte, certo e errado, liberdade e opressão, natureza e urbanização, entre outras.

Quer conhecer mais obras de Shakespeare? Então você também vai gostar de: Filmes inspirados em livros para ver nas férias 😉

E o que é um autor clássico?

Por sua vez, um autor clássico é aquele que, em vida, escreveu obras clássicas, geralmente se consolidando em um gênero. Falando em Shakespeare, ele se consolidou como o principal nome do teatro inglês – além de ser um grande sonetista, recebendo a fama de ser um escritor completo.

Não basta compreender as palavras, um autor clássico (ou autora clássica) consegue entrar no coração das pessoas. É capaz de manipular com maestria as personagens e a maneira de contar a história para despertar em nós, leitores, sentimentos intensos, paixões.

E vamos a eles: 7 clássicos da literatura!

Agora que você entendeu o valor de um clássico, chegou a vez de conferir os clássicos da literatura presentes no catálogo da Editora do Brasil – e que você precisa conhecer!

1. A revolução dos bichos (George Orwell)

George Orwell é um autor clássico quando falamos de distopia, e “A revolução dos bichos” contribuiu para ele conquistar esse título. Na história, os animais de uma fazenda se reúnem para organizar uma revolução contra a falta de liberdade, mas a questão é mais complexa do que parece… A nossa versão conta com a tradução de Eric Novello e ilustrações de Gustavo Piqueira.

E como clássicos da literatura também geram releituras, apresentamos ainda “A revolução dos bichos em HQ”, adaptação para os quadrinhos feita por Lillo Parra e Chairim Arrais.

2. Volta ao mundo em oitenta dias (Julio Verne)

Quem gosta de fantasia provavelmente vai gostar de “Volta ao mundo em oitenta dias”, do francês Julio Verne. O autor se consagrou como pai da ficção científica por ter escrito obras sobre viagens surreais.

Neste título, um misterioso cavalheiro parte em uma jornada alucinada pelo mundo, com o objetivo de dar uma volta completa em torno da Terra em apenas 80 dias. (Lembrando que estamos no século XIX!)

Você ainda consegue praticar inglês, já que esta obra é adaptada em edição bilíngue por Telma Guimarães.

3. Contos de terror e mistérios (Edgar Allan Poe)

Outra adaptação bilíngue de Telminha, agora estamos falando de um autor clássico da literatura de terror: Edgar Allan Poe. O livro “Contos de terror e mistério” reúne quatro contos do escritor, incluindo o famoso “O gato preto”.

Envolva-se nessas narrativas que impressionam pela criatividade, clima de suspense e profundidade na construção das personagens.

4. Histórias assombrosas (Edgar Allan Poe)

Gostou da indicação anterior? Veja também outra reunião de quatro contos do mestre do suspense Allan Poe: “Histórias assombrosas”. Também em versão bilíngue, você vai ficar arrepiado e instigado a chegar ao fim desses mistérios!

5. Pollyanna (Eleanor H Porter)

A literatura juvenil também produz clássicos! Em “Pollyanna”, a doce menina vai morar com a sua amarga tia após ficar órfã. Essa convivência transforma a vida de ambas e de todos à sua volta. A obra carrega uma mensagem positiva de que tudo pode melhorar, dependendo da forma como as olhamos.

Acompanhe também o crescimento de nossa protagonista em “Pollyana Moça”. Ambas as obras são versões bilíngues de Telma Guimarães.

6. O pequeno príncipe (Antoine Saint-Exupéry)

Quem nunca ouviu falar de “O pequeno príncipe”? Esse clássico da literatura infantojuvenil encanta até mesmo os adultos. Nesta versão bilíngue da Telminha, podemos viajar com o principezinho pelos planetas visitados por ele, acompanhando a beleza e o desafio de cada jornada.

O curioso é que, enquanto o principezinho viaja pelos planetas na história, no mundo real, seu livro também ultrapassa fronteiras e idiomas.

7. Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis (Francisco Vilachã)

A literatura brasileira também tem seus clássicos, como o gigante Machado de Assis. O romancista ainda escreveu diversos contos, sendo eles uma ótima forma de entrar no universo machadiano repleto de personagens complexas e críticas sociais. Quando isso é aliado à linguagem dos quadrinhos, fica ainda mais divertido!

Em “Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis”, conheça quatro contos adaptados por Francisco Vilachã para a versão HQ, além de outros escritos do autor.

Ler é muito bom! Navegue pelo site da Editora do Brasil para encontrar mais títulos.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL