Brincalelê! Cultura e culinária

Too Many Requests from Your Network

Please complete verification to access this content.

Click to Verify

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias e pratos da culinária brasileira, com dicas de Penélope Martins. 

Brincalelê! Os sabores da nossa cultura 

A cultura tempera os sabores do mundo inteiro. Aqui no Brasil, o mês de agosto marca a celebração da cultura popular e seria impensável separar a cozinha dessa festa. 

Tapioca com coco, pamonha com coco, doce de abóbora com coco, bolo de milho com coco, quebra-queixo e cocada mole, firme, queimada, com abacaxi e com maracujá: por mim, a gente antecipa a sobremesa! Mas será que o coco é originário do nosso país?

A cozinha guarda muitas memórias, algumas tão marcantes que, inclusive, traçam um ciclo inteiro da nossa história, como acontece com a cana-de-açúcar que, hoje em dia, transformada em energia de combustível, roda pelas rodovias. Não sei não, você acha que o primeiro pé de cana-de-açúcar nasceu no Brasil?

Temperando a história, claro que não pode faltar canela e seu fiel companheiro: o cravo-da-índia. Ixi, esse já deu nome e sobrenome de sua localização (desse jeito, acabou-se o mistério). 

E o que é cultura?

Cultura é coisa que a gente não vive sem, e pronto. Tem quem pense em cultura como música, literatura, cinema e arte tão somente, mas não é bem assim. Cultura é coisa muito maior, coisa que faz a gente ser gente. Acho até que essa coisa de chamar cultura de coisa é uma coisa da nossa cultura. Embolou?

Gente tem costumes e tradição; gente tem um determinado jeito de vestir e de se comportar assim mais efusivamente ou mais formal, tudo depende da região; gente mora em casas que são desenhos de uma determinada geografia e mantém a cultura da construção; gente come os frutos de sua terra e mistura, agrega, aprende, transforma; gente planta na observação da lua e das marés; gente fala muito, fala pouco, abraça sem nem conhecer direito ou apenas ergue a mão para um cumprimento. Cultura é uma palavra que cabe tudo isso e mais por dentro. Cultura é feito barriga de criança, sempre com fome, querendo uma colherada extra.

Leia também: Brincalelê! O mistério dos ditos populares

E, porque a gente tem a cultura de se reunir na cozinha para esticar a conversa, a culinária ajuda a perceber a preciosidade da história, cultura e tradição. Na cozinha, podemos abrir as páginas do livro que corre todo o percurso histórico do nosso povo. 

Brincalelê! Mão na massa!

Que tal buscar brincadeiras tradicionais para festejar o mês de agosto e incluir no cardápio da diversão um passeio pela cozinha para investigar de onde veio o sabor?

Primeiro passo:

Separe alguns itens alimentares da cozinha e convide a turma para opinar. Será que a laranja Bahia é baiana? Será que a mandioca tem apenas um nome? Será que a canela em pau é uma árvore? Será que a castanha-do-pará é prima da castanha-de-caju? Será que o coco é natural do nosso litoral? 

Segundo passo:

Aumente a pesquisa com os livros, páginas especializadas e enciclopédias virtuais para descobrir curiosidades sobre os alimentos e as receitas tradicionais brasileiras. 

Terceiro passo: 

Escreva versos, desenhe, crie um mapa inventado da cozinha de casa para pendurar na geladeira (essa galeria é uma delícia). 

Quarto passo:

Cozinhe junto, que tal? Posso até dar uma sugestão de receita. O que você acha? 

Nossa dica de leitura

Patavina

O livro “Patavina”, escrito por Penélope Martins e ilustrado por Rosinha, traz como protagonista uma amorosa confeiteira que mora com seus sete gatos, cada um deles por ela batizado com o nome de uma sobremesa de algum lugar do mundo, excelente motivo para abrir o grande mapa e conhecer a origem da receita.

Com versos rimados, a história de Patavina também ensina a colocar a mão na massa para preparar um biscoito imbatível e saciar o apetite dos leitores mais exigentes. 

Os doces de Patavina

E para quem quiser mais dicas de receitinhas, a Editora do Brasil preparou um e-book gratuito com outras gostosuras da Patavina. Basta acessá-lo aqui!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL