O Natal é a ocasião perfeita para envolver os filhos com brincadeiras em família. Os jovens estão de férias, os pais estão de folga e a casa está especialmente decorada. Cria-se uma atmosfera mágica e instigante de um momento fora da rotina.
Além do mais importante: a data prega a união familiar. Não à toa, mesmo com todos os enfeites de Papai Noel, anjos e bolas brilhosas, lá no centro da sala está a manjedoura com o menino Jesus protegido por seus pais, Maria e José.
Para inspirar a família a se manter unida, trouxemos 6 ideias de atividades natalinas divertidas que podem ser realizadas por todas as idades. Confira!
Especial de Natal: brincadeiras em família
Cartões de Natal
Na noite de 24 de dezembro, que tal fazer um amigo secreto de cartões de Natal? Mas a graça é confeccioná-los na hora.
Separe canetas coloridas, gizes de cera, adesivos, cola, folhas de papel canson e de seda, sorteie os nomes e mãos à obra! Cada membro da família desenvolve um cartão destinado ao nome sorteado e, assim, desenha e escreve uma mensagem especial para essa pessoa.
Quando todos terminarem, troquem os cartões. Juntos, podem colocá-los na árvore de Natal e esperar até meia-noite.
Biscoitos natalinos
Essa atividade natalina é ótima para o dia 25. Depois de uma ceia farta na noite anterior, a tarde de Natal terá uma refeição mais leve: biscoitos preparados em família.
Chame os filhos e faça com eles a massa. Os adolescentes podem se ocupar batendo e abrindo a massa; as crianças, modelando os biscoitos com forminhas em diferentes formatos, como anjo, boneco de biscoito, sino e coração.
Saídos do forno, a família se reúne para decorá-los com chocolate, glacê e confetes e, claro, comê-los.
Colorindo símbolos natalinos
Já faz um tempo que colorir deixou de ser coisa só de criança. Por ser extremamente relaxante, a atividade atinge públicos de diferentes idades, sendo também uma ótima brincadeira em família durante o Natal.
Nesta época, somos rodeados por tantos símbolos, incluindo guirlandas, pinheiros, estrelas e sinos. Você pode imprimir vetores dessas imagens e, ainda, propor a reflexão: o que cada símbolo representa para o Natal?
Com certeza vai render muita conversa com cada membro da casa dando seu palpite e pesquisando na internet os significados. Enquanto isso, todos colorem.
Caça aos presentes
Se seus filhos ainda são pequenos, uma das brincadeiras de criança para o Natal mais empolgante é, sem dúvidas, a caça aos presentes. Imagine como eles ficarão animados procurando pelos embrulhos que você escondeu em algum canto da casa ou do quintal. Ajude-os com um mapa ou dicas de “quente ou frio”.
Para os adolescentes, essa atividade também pode ser desenvolvida, mas com um pouco mais de desafio. Espalhe pela casa alguns cartões com dicas para que eles se guiem até os presentes.
É importante que o clima de curiosidade e diversão vá além do ato de abrir o presente, esteja também na sua procura.
Guerra de balão d’água
O Papai Noel vem do frio do Polo Norte, mas nós vivemos o Natal no calor do verão. Uma brincadeira em família refrescante para a manhã ou a tarde do dia 25 de dezembro é a guerra de balão d’água.
Esconda toalhas em um cantinho protegido, encha bexigas coloridas (principalmente verdes e vermelhas, as cores natalinas) com água, espalhe a família pelo quintal e se divirta!
Não se esqueçam de vestir roupas confortáveis e que podem ser molhadas.
Contação de histórias
Vamos aproveitar o momento em família para estimular a leitura entre os mais jovens? Uma forma de adquirir hábitos é, sem dúvida, pelos exemplos que tivemos dos nossos pais ou responsáveis. Como sugestão, deixamos duas leituras leves e divertidas.
Em “Patavina”, conhecemos uma grande fã de doces e de gatos, levando a vida com muita doçura. Uma ótima leitura para o momento em que vocês estão esperando os biscoitos assarem, hein?
“Dois pinguins por aí” fala sobre pinguins Ted e Tom. Eles decidem viajar, mas ninguém sabe para onde. Praia, floresta ou deserto? Cada bicho tem a sua teoria, e qual é o palpite da sua família?
Encontre mais títulos infantojuvenis na Loja Virtual da Editora do Brasil. Um feliz Natal em família a todos!