A importância de ler a Revolução dos Bichos: saiba o que este livro ensina

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, é um dos clássicos da literatura moderna. Escrita em 1945, baseada na Revolução Russa de 1917, a obra é uma sátira ao comunismo que acabou virando uma ditadura. A ficção segue mais atual do que nunca e continua a dar insights da história. 

A história por trás de “A Revolução dos Bichos”

George Orwell era socialista e acreditava que, para o bem-estar do povo, o governo deveria garantir uma distribuição igualitária de tudo para todos. 

Seus ideais se formaram depois de ter passado boa parte da vida com a classe trabalhadora da Inglaterra, além de sua experiência na Guerra Civil Espanhola. Na visão dele, o socialismo era a chave para lutar contra o capitalismo. 

No livro A Revolução dos Bichos, sua ideia era uma maneira de mostrar que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) estava progredindo para o totalitarismo, ao contrário da crença que a Revolução Russa de 1917 criou entre o povo, de que a Rússia estava caminhando para o socialismo, para milhões de russos pobres e oprimidos.

Em dez capítulos, George Orwell mostra claramente os personagens, na figura de bichos, como representações de Stalin, Karl Marx e Leon Trotsky, figuras relevantes da época. A narrativa, simples e curta, é uma crítica bem construída à ditadura de Stalin, após ascensão ao poder.

O que diz o livro “A Revolução dos Bichos”

A fábula apresenta, sutilmente, como um grupo de animais (cidadãos) de uma fazenda (nação), acabou levando uma vida terrível, governada por um regime totalitário, quando tinham a promessa de liberdade e igualdade.

O autor deu um modelo para um “socialismo que deu errado”, pois os animais, no romance, refletem diferentes tipos de humanos e suas lutas por liberdade e poder.

A exploração pelos humanos cansou os animais. Um belo dia, os animais se deram conta de que os donos da fazenda viviam às custas do trabalho deles. Cansados da exploração, de trabalhar até a exaustão e, muitas vezes, nem comida recebiam direito, a insatisfação tomou conta de todos. 

A atualidade da obra

A distorção da realidade foi o principal motivo de Orwell para escrever “A Revolução dos Bichos”. Ele começou a perceber até entre seus amigos, que tinham conhecimento razoável de história e política, como era fácil construir ou desconstruir narrativas e aceitar discursos duvidosos criados a partir dos interesses de quem exercia o poder. 

Curioso(a) para conhecer a história completa? O livro “A Revolução dos Bichos” está disponível na nossa loja virtual e em formato de audiobook nas lojas parceiras Google, Kobo, Skeelo, Ubook, Tocalivros. 

Além de aprenderem um pouco mais sobre história, os jovens leitores poderão apoiar a família neste momento decisivo para a história do nosso País que são as eleições.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL