Como usar as 5 linguagens do amor para fortalecer o vínculo familiar

O que é amor? A pergunta que todos já fizeram um dia e que não há resposta exata. O amor é o que une pessoas, famílias e propósitos. Para muitos, ele é responsável por dar sentido à vida, construir pontes e criar conexões. Ele protege, cuida, ampara, conforta e guia. 

Muito além de beijos e abraços, nós podemos demonstrar afeto de várias formas e, aqui, iremos te mostrar como as 5 linguagens do amor podem fortalecer o vínculo familiar e tornar sua família mais feliz e saudável. 

A importância das 5 linguagens do amor 

Cada um de nós possui uma personalidade diferente e uma forma de ver e perceber o mundo, e essa individualidade reflete nas relações familiares e em como lidamos nas situações pessoais e em grupos. 

Às vezes, sua forma de amar é completamente diferente da maneira de seu parceiro(a) e dos filhos, e isso é super normal. É preciso demonstrar seu amor diariamente e reconhecer como cada um o expressa, para quando for necessário enfrentar adversidades e conflitos, ser possível propagar a compreensão e companheirismo em família naturalmente.  

Vamos conhecer quais são as 5 linguagens do amor e como podem ser praticadas em casa? 

  1. Toque físico 

O toque físico é a primeira forma de amar que vem à mente, afinal, apenas beijamos, abraçamos, seguramos a mão e fazemos carinho em quem consideramos muito importantes e sentimos algo especial. 

O contato físico é essencial e precisa fazer parte do dia a dia da família. Ao acordarem, criem o hábito de se abraçarem, sempre dar beijos de bom dia e boa noite, segurar nas mãos quando forem caminhar e fazer cafuné ao assistir um filme juntos. O toque cria raízes e conexões profundas de afeto e união, além de gerar segurança, proteção e conforto. 

  1. Tempo de qualidade

Com a correria dos dias, muitas vezes, deixamos de lado momentos importantes que precisamos estar presentes. Como por exemplo, quando seu pequeno(a) precisa de ajuda em uma matéria escolar, um conselho de relacionamento, quando ele(a) quer te mostrar um desenho que fez, ouvir uma música que gosta, ou até mesmo, te mostrar um novo truque que ensinou ao cachorro. 

Sim, planejar e criar momentos de qualidade é uma das cinco linguagens do amor, principalmente para com as crianças. Elas precisam de pequenas atenções e querem te sentir presente, que você faça parte das coisas que gostam e de momentos que precisam de ajuda e apoio. O melhor de tudo isso, é poder vê-las crescendo de perto, percebendo as mudanças, guardando lindas memórias e criando vínculos familiares para a vida toda. 

  1. Presente

O presente como uma forma de manifestação de amor está além do valor monetário, aqui, o real valor é afetivo. 

Esse presente não precisa ser caro e comprado em uma loja, ele pode ser em forma de uma comida preferida que você faz para seu filho(a), uma flor que pegou ao lembrar dele(a), um desenho que ele(a) fez e te deu. 

É o fato de um querer agradar o outro com algo que gosta, por mais simples que seja, mas que tenha muito significado. 

Uma dica muito especial é presentear seu filho(a) com um livro. Proporcionar que ele viva grandes e divertidas aventuras por meio das páginas agregará no desenvolvimento e crescimento pessoal. 

  1. Palavras de afirmação

Quem não ama ser elogiado, parabenizado e reconhecido, não é mesmo? O ato de elogiar, agradecer, encorajar e prestigiar precisa ser recorrente, é um incentivador e motivador natural da autoestima e confiança em si mesmo. 

Filhos que crescem ouvindo frases de admiração, apreciação e estímulos são mais confiantes, corajosos, empáticos e respeitosos. Procure sempre incluir essas palavras na rotina de vocês, com os pequenos e com o parceiro(a), com certeza os benefícios serão inúmeros e irão aumentar ainda mais o amor na família. 

  1. Atos de serviço 

Pequenos gestos podem mudar a forma como nos relacionamos. Quando todos se ajudam em casa, estão também criando valores muito importantes para a vida. Ajudar os pais com as tarefas de casa, assim como os filhos com os deveres de escola, são pequenas funções que demonstram muito amor. 

Quando sua parceria estiver com muitas obrigações de trabalho, faça uma comida gostosa para vocês, se responsabilize por alguma função na casa, como ir ao mercado,, arrumar algo quebrado, colocar em ordem a bagunça das crianças, e o mais importante, sempre reconhecer o esforço da pessoa em te ajudar. 

Quando as crianças presenciam os pais se apoiando, isto se torna algo natural. Pelo exemplo, os pequenos começarão a repetir essas atitudes positivas, até se tornar parte de sua vida. 

Para finalizar, uma ótima dica para fortalecer os vínculos familiares trabalhando as 5 linguagens do amor, é ler em família. Uma indicação da Editora do Brasil é o livro “Várias maneiras de amar”, que mostra como cada bichinho possui sua forma de demonstrar amor por seus filhotes, uma leitura deliciosa para curtir em família. 

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL