Brincalelê! Cozinha rimada, poesia temperada!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins

Cozinha rimada, poesia temperada!

Ervas frescas e outros temperos, sementes torradas, frutas, legumes e verduras, será que na cozinha há poesia criando boas misturas? No tacho ou na cumbuca, no bule ou na chaleira, as palavras encontram descrevem aromas e começa a brincadeira. Mas o que será que a gente precisa saber para rechear uma panela com versos ritmados e um saboroso refogado? 

Vamos lá, é hora de vestir o avental e começar a brincar!  

  1. Primeiro passo: lavar bem as mãos e encher o coração de alegria. 
  2. Segundo passo: chamar todo mundo de sua casa para brincar de apurar os sentidos com esse jogo da memória.
  3. Terceiro passo: separar temperos, pedacinhos de frutas, verduras, sementes e outros ingredientes encontrados na cozinha. 
  4. Quarto passo: usar um lenço para vendar os olhos dos participantes durante o experimento: cada pessoa terá que experimentar três coisas diferentes e adivinhar o que é cada uma delas.

Estratégia

Faça uma tabelinha com o nome de cada participante e marque os erros e os acertos durante a brincadeira.

Regra do jogo

Pode cheirar, tocar, colocar na boca e saborear, mas só tem uma chance de dizer o que é!

Prêmio

No final do jogo, a pessoa que acertou o maior número de ingredientes poderá escolher uma receita que será preparada naquele mesmo dia ou em outra ocasião especial com toda a família. 

Dica extra Brincalelê:

Receitas de família não podem ser esquecidas. Separe um caderno, recortes, lápis de cor e canetinha e registre as receitas ensinadas pelos avôs e avós, tias e tios, pais e mães. Ilustre com as crianças esses pratos favoritos para deixar o caderno especial e colorido! Aproveite para incluir pequenas histórias do cotidiano familiar. Essa herança ficará para sempre na memória.

Para inspirar a criação de novas receitinhas, corra para espiar nossa estante de livros e conheça o Abecedário de Aromas, cozinhando com tempero e poesia, um texto saboroso de César Obeid, com ilustrações de Joãocaré.  

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20