Brincalelê! Gire, recorte, movimente, desenhe e cole!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins

Gire, recorte, movimente, desenhe e cole!

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar! Você sabe o que é uma quadrinha? 

As quadrinhas são trovas de poesia criadas com rimas simples em quatro versos. Por utilizarem uma linguagem cotidiana, as quadrinhas são facilmente memorizadas pelas pessoas. 

Repetida ao longo dos anos por muitas gerações, a poesia popular compõe uma tradição cultural. Com humor, ironia, também como declarações de amor, os versos embalam inúmeras brincadeiras de infância.

Vamos lá, é hora de dar a meia volta e começar a girar!  

Primeiro passo

Pesquise cantigas de roda e brincadeiras da tradição que utilizam quadrinhas para compor um desafio. 

Por exemplo, a parlenda “Passa, passa, três vezes” pode embalar um jogo para brincar em grupo enquanto todos cantam a cantiga: 

Passa, passa, três vezes

O último que ficar

Tem mulher e filhos

Que não pode sustentar.

Qual delas será

A da frente ou a de trás

A de frente corre mais

E a última restará!

Sabe brincar? O grupo pode se organizar em círculo e passar um objeto de um para o outro até o final da cantiga. O objeto pode ser passado com uma regra de movimento, por cima da cabeça, pelo lado direito, por debaixo das pernas e por aí vai. Quem restar com o objeto na mão, vai para o centro da roda esperar até que sobre apenas um. 

Segundo passo

Você pode criar brincadeiras com outras parlendas. Uma sugestão é cantar e substituir as palavras com movimentos. 

Sugestão:  com a cantiga peixe-vivo, a palavra peixe pode ser cantada da primeira vez e, em seguida, substituída por um movimento das duas mãos juntas imitando um peixe nadando no rio. Cada vez que a música se repetir, outras palavras poderão ser substituídas por um novo movimento e o grupo terá que memorizar cada uma dessas ações até o final do jogo.

Terceiro passo:

Papéis coloridos, tesoura e cola, lápis de cor e uma maneira divertida de relembrar as cantigas. Utilizando suas técnicas de desenho favoritas, cada pessoa do grupo pode escolher uma quadrinha para ilustrar com sua obra de arte. Depois disso, é só preparar a exposição em uma parede da casa. Mãos à obra!

Prêmio da Família:

É hora da história, todo mundo junto. Sentados no chão em círculo ou esparramados sobre almofadas, a brincadeira pode seguir com a leitura de quadrinhas. O que será que tem de poesia na sua estante, hein? 

Dica de leitura Brincalelê! 

Com a Coleção “Não é a mesma coisa?”, de Sinval Medina e Renata Bueno, sua família encontrará um momento perfeito de brincadeira com a linguagem escrita e ilustrada. As palavras vão provocar os leitores a usar a inteligência decifrando o mistério dos trocadilhos, além de se divertirem com rimas deliciosas e bem humoradas.

As ilustrações misturam desenho com colagem e podem inspirar todo mundo a trabalhar com papel, lápis e tesoura. Divirtam-se!  

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24