Pega a visão! Basta uma gota dessa poção para te transformar!

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras tantas, com dicas de Penélope Martins.

Cuidado! Basta uma gota dessa poção para te transformar!

São fascinantes as histórias de transformação, seja uma lagarta se tornando uma borboleta imensa e colorida, seja uma princesa confundindo os seus inimigos com vestimentas de soldado.

Uma das grandes personagens que ocupam nosso imaginário nesse duo de personalidades é Dr. Jekyll. Você pode não ter lido a sua história, mas certamente foi afetado pela ideia de um cientista que toma uma poção e se transforma em um ser poderoso capaz de derrotar todos os oponentes.

Provavelmente vem à sua mente o incrível Hulk com músculos gigantescos quando falamos nesse assunto. E é isso mesmo. Esse anti-herói da Marvel foi criado a partir de uma conexão com a obra literária “O médico e o monstro” (1886), de Robert Stevenson, onde Dr. Jekyll se transforma no monstruoso Mr. Hide.

Quer saber mais?

Robert Louis Stevenson escreveu “O médico e o monstro” seguindo suas investigações literárias sobre o comportamento humano no confronto do bem com o mal, o que pode ser interpretado como uma crítica à hipocrisia e ao moralismo que esconde gestos grotescos de pessoas aparentemente éticas e elegantes. A teoria de Charles Darwin sobre o ser humano descender de quadrúpedes impactou a obra de Stevenson ao ponto de Mr. Hide ser descrito com características animalescas. 

Atualmente, poderemos revisitar mais uma vez a narrativa de Stevenson para questionar se a parte animal não seria a melhor parte do homem, já que nem macacos nem tigres invadem territórios pelo mero desejo de poder. O que você pensa sobre isso, hein?

Cai dentro e pega a visão!

E aí, se você fosse criar uma história fantástica que começa dentro de um laboratório, quais poderes você colocaria dentro desse pequeno frasco capaz de transformar um ser humano em uma figura sagaz, corajosa e talvez horripilante?

Gostou desse Pega a visão? Então, se liga nas prateleiras da nossa biblioteca e aproveita para conhecer a obra “O médico e o monstro”, adaptada por Telma Guimarães, em edição bilíngue — inglês e português —, publicada pela Editora do Brasil.  E até a próxima.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20