Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
Brincalelê! Já ouviu falar em simetria?
Essa palavra tem origem grega e indica uma qualidade de medidas iguais. Ixi, será que eu me fiz entender? Acho melhor brincarmos com as formas geométricas simétricas para compreendermos essa tal simetria.
A geometria matemática tem várias figuras que, ao serem deslocadas ou rotacionadas, mantêm a sua forma original. É assim com o círculo e o quadrado, por exemplo. Por mais que a gente vire de lado, eles continuam na mesma posição. Coisa mais sem pé nem cabeça, né?
Há também a simetria de reflexão, quando dividimos uma figura ao meio e as duas partes são idênticas. Experimente desenhar ou imprimir uma estrela. Depois, passe uma linha bem no centro vertical separando a imagem em duas metades iguaizinhas.
Por último, a simetria também acontece com os padrões de repetição e a gente pode fazer isso com as letras e as palavras! O nome desse “fenômeno” divertido é palíndromo (parece figura geométrica). A palavra palíndromo tem sua origem no grego, igual simetria, mas, ao invés de indicar medida igual, contém em si a ideia de caminho inverso.
Veja também: Brincalelê! O mistérios dos ditos populares
De lá pra cá, de cá pra lá
Que tal brincar com as crianças de encontrar palavras e frases que podem ser lidas de lá pra cá e de cá pra lá?
Primeiro passo
Convide as crianças para desenhar palíndromos, começando por palavras bem simples que podem servir de exemplo, como ANA, OSSO, RADAR.
Segundo passo
Instigue a turma a inventar palavras que possam ser lidas nos dois sentidos. Ah, e não se esqueça de perguntar o significado de cada palavra inventada.
Terceiro passo
Aumente o grau de dificuldade no jogo, apresentando uma frase com a mesma característica, assim como ROMA É AMOR.
Quem conseguir formar o maior número de palíndromos, será o vencedor desse jogo. Embora, na verdade, todo mundo seja ganhador na arte da brincadeira.
Troféu animado
Para premiar a turma toda, a mesa de lanche pode ser montada com repetições de frutas e outras gostosuras. Nhami nhami!
Nossa dica de leitura
O livro “Ana e os Palíndromos”, de Fernando Vilela, traz para os leitores uma história “palindrômica” bem humorada e rica sobre uma garotinha curiosa que adora ler de trás para frente.
Assista ao booktrailer e visite as estantes da livraria virtual da Editora do Brasil.