Brincalelê! Você prefere ganhar gostosuras ou fazer travessuras?

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias e bruxarias, com dicas de Penélope Martins

Brincalelê! Quem pegou minha vassoura?

Você tem medo de bruxa? Será que existem bruxas boazinhas? Por que será que essa figura tão misteriosa habita nosso imaginário com tanta força? Existe magia de verdade para petrificar pessoas ou transformar príncipes em sapos? A Cuca tem cara de jacaré ou de dragão? Por que será que uma cabeça de abóbora virou coisa tão assombrosa?

As bruxas da nossa infância 

As bruxas estão presentes em diversas culturas. Na mitologia grega, tem até uma bem famosa, ela se chama Medusa e seus cabelos são serpentes venenosas. Imagine só que trabalhão para pentear essa cabeleira de manhã, antes de ir para a escola?

No Brasil, a Cuca talvez seja a mais conhecida das bruxonas. Muita gente lembra de sua aparência descrita nas histórias de Monteiro Lobato com cara de jacaré, mas, a história mais antiga vem de Portugal e Espanha, e por lá as feições da feiticeira são parecidas com dragão. Será que jacaré tem algum parentesco com dragão?

Gostosuras ou travessuras?

Muita gente conhece o dia das bruxas como a festa dos doces e das travessuras. 

Nessa data, as abóboras são cortadas e transformadas em lanternas. A abóbora também é conhecida como moranga ou coca. Olha só que curioso: abóbora, moranga, coca e Cuca! Será que o doce de abóbora é uma poção mágica para fazer a gente nunca mais esquecer da infância?

Histórias de bruxas são muitas assim como muitos são os medos, mas é certo dizer que quem cresce ouvindo histórias tem a chance de enfrentar o perigo nos livros, e assim se tornar mais valente para a vida. 

Em todo caso, aqui vai um feitiço para espantar o medo. Leia uma história de bruxa e, quando terminar a leitura, feche o livro com determinação dizendo as seguintes palavras: “Bruxa ou papão, eu não tenho medo, não! Ninguém vence uma criança cheia de imaginação!”

Agora é sua vez!

Vamos brincar de bruxaria preparando uma belíssima receita em família? É muito fácil e vai fazer todo mundo participar dessa gostosura de brincadeira. Ah, mas antes de começar, é bom montar numa vassoura e dar uma voltinha pela sala de casa ou no quintal, afinal de contas, toda bruxa ou bruxo gosta de voar para ter sorte.

Atenção, para essa receita é preciso a presença de um adulto. A turma de casa precisa trabalhar em conjunto na cozinha para que o bolo cresça!

Vamos nessa?

Para os adultos a tarefa é a seguinte: colocar no liquidificador uma xícara e meia de abóbora descascada e bem picadinha, uma xícara de óleo e 3 ovos inteirinhos. Pode adicionar uma pitadinha de canela em pó e uma colher de sopa com pedacinhos de gengibre, se você gostar. 

Pesquise as propriedades do gengibre e da canela, também as vitaminas da abóbora, porque as crianças adoram saber essas coisas antes de comer poções mágicas. Bater tudo bem batidinho.

Para as crianças, a feitiçaria começa na peneira: duas xícaras de farinha, duas xícaras de açúcar, passadas na peneira deixam o bolo mais fofinho, depois é só misturar na tigela bem devagar, devagarinho. Coloque uma colher de sopa de fermento em pó, e misture de novo, bem devagar. Só não pode soprar a farinha, hein?

Para os adultos: acenda o forno e deixe esquentar uns minutos.

Para as crianças: unte uma forma com um pedaço de manteiga e, depois, polvilhe farinha para ficar tudo bem branquinho (esse feitiço ajuda o bolo a assar sem grudar).

Para os adultos ajudarem as crianças: pegue a mistura do liquidificador e coloque na tigela com farinha mexendo sem parar, até formar uma massa bem uniforme. Depois, despeje na forma untada. Se você quiser, pode colocar coco ralado na massa (fica uma delícia). 

O bolo vai para o forno, isso um adulto deve fazer, e por lá vai ficar até assar (mais ou menos uns 30 minutos, com aquele truque de espetar palitinho para ver se a massa parou de grudar).

Espere se divertindo!

Esperar o bolo pode dar um tic tic nervoso, né? Por isso, é bom esperar cantando. 

Que tal conhecer TIC TIC TATI, um trabalho lindíssimo da cantora Fortuna, em parceria com Hélio Ziskind que transforma magicamente em cantar as histórias da grande escritora Tatiana Belinky. Será que você conhece essa?

Mais uma para sua playlist, agora com Palavra Cantada, no duelo das varinhas mágicas. 

Divirtam-se com o bolo, com as vassouras, e com muita arte em família!

Dica de leitura Brincalelê! 

No Almanaque sustentável dos contos de fadas, de César Obeid, com ilustrações de Evandro Madena, além de encontrar poemas sobre bruxas e duendes, você vai saber curiosidades sobre as histórias e conhecer muitas dicas sobre sustentabilidade. 

Cuidar do meio ambiente requer dedicação de todos nós, e o melhor feitiço para isso é combinar informação com poesia. 

Aproveite!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL