Ser filho único é garantir os olhares e vantagens só para você, é não precisar dividir os brinquedos, ter um quarto só seu e ser o centro das atenções. Mas quando chega um novo bebê na família a realidade muda, e agora, os pais precisarão dividir o cuidado, a dedicação e atenção que antes era só de um, em dois, facilitando o aparecimento de ciúmes entre irmãos.
Ciúmes entre irmãos, como resolver?
É muito comum, com a chegada de um novo membro na família, o irmão mais velho sentir ciúmes do mais novo. Isso porque a família já vivia uma rotina juntos e quando surge um “invasor”, mudando todo o ambiente, o primeiro sentimento é de rivalidade: “eu preciso tomar o lugar que sempre foi meu”.
Mesmo com o dia-a-dia exaustivo e desgastante de cuidar de um recém-nascido, os pais precisam prestar atenção aos sinais e se preocupar com os sentimentos do mais velho diante da nova realidade, afinal, a mudança também o impacta diretamente. E o principal é, se o ciúmes for tratado desde cedo, é muito difícil que ele passe da fase da infância.
Aqui, iremos dar algumas dicas do que fazer para evitar o ciúmes entre irmãos e unir a família.
- Conversar com a criança antes do bebê nascer
É muito importante que a criança participe de todas as etapas da chegada do irmão, para que se sinta pertencente à nova realidade da família e mentalize que sua posição e presença é essencial para os novos momentos fazerem sentido.
Coloque os irmãos para conversar ainda na barriga da mãe, faça perguntas de como acha que seu irmão é, com quem vai se parecer, do que vai gostar de brincar, quais brincadeiras poderão se divertir juntos. Estimulando as interações logo no começo, a criança ficará animada com a chegada de um companheiro.
- Demonstrar amor aos dois igualmente
Demonstre amor em pequenos detalhes do dia a dia aos dois igualmente, use momentos do dia como em refeições, hora de brincar, do banho e de dormir, para mostrar que o amor é o mesmo e que os dois são muito importantes para a felicidade da família. Que cada um, com suas particularidades, são únicos e especiais.
- Incentivar brincadeiras juntos
Os momentos de diversão em família são os mais relevantes para as crianças, mas além de brincarem todos juntos, compre jogos e crie brincadeiras que os filhos possam aproveitar e jogarem juntos.
Quando os irmãos passam a brincar juntos, as conexões se fortalecem e naturalmente, começam a vivenciar atividades do dia-a-dia em conjunto, pois se acostumam com a presença positiva do irmão o acompanhando.
Além de brinquedos, os incentive a aprender algum instrumento musical que possam tocar uma mesma música juntos, o que é melhor do que arte para aumentar a ligação entre as pessoas?
- Separar momentos exclusivos com cada um
Mesmo que estar com a família seja muito importante para criar conexões, separar um momento do dia para ser exclusivo de cada filho é essencial para fortalecer os laços com eles.
As crianças precisam se sentir valorizadas, consideradas e especiais, e tirar um tempo com um filho de cada vez para assistir um programa que só ele gosta, fazer sua comida preferida, sair para passear no parque, tomar sorvete, jogar um jogo, praticar algum esporte, tocar um instrumento, cantar e dançar, com certeza fará toda a diferença na vida do pequeno, construindo valores e intensificando o amor que levarão para a vida.
- Não comparar as crianças entre elas
Não comparar as crianças uma com a outra é uma das principais dicas da lista. Comparação gera competição, e competição potencializa a rivalidade.
Quando um filho é comparado ao outro para enxergar algo de ruim que está fazendo, instantaneamente ele vai querer ser melhor que o irmão e começar a tomar atitudes egoístas e individualistas, prejudicando as relações e a admiração um pelo outro.
Então, quando notar alguma ação positiva em um dos filhos, elogie sem envolver o outro. E quando presenciar algo negativo, eduque sem associar ao irmão.
- Ler em família
O que é melhor para unir a família do que uma boa leitura? Além de separarem uma hora do dia para lerem uma história juntos, incentive os filhos a cada um escolher um livro e ler para o irmão, com certeza os unirá ainda mais.
Na loja virtual da Editora do Brasil, há uma rica lista de obras encantadoras para agregar ainda mais em momentos entre os irmãos, e uma dica de ouro é lerem juntos “Um Brinquedo Diferente”. O livro mostra como foi para Thiago lidar com o ciúmes devido a chegada da nova irmãzinha, uma lição de vida exemplar que vale a pena conferir com as crianças!