Contos de fantasia para quem gosta de contos de fadas

Se você curte fábulas ou contos de fadas, deve gostar de narrativas nas quais predominam o maravilhoso e o mágico, os animais falantes, as poções das bruxas, as reviravoltas no enredo e, quem sabe, uma pitada de romance. Mas essas características não são únicas desses gêneros, os contos de fantasia estão presentes em todas as culturas pelo mundo.

Originários de lendas e histórias da tradição oral, são uma forma de explicar fenômenos da natureza e o caráter do ser humano, além de ensinar e encantar os jovens.

E aí, busca um conto de fadas diferente? Confira a seleção de livros brasileiros de fantasia que preparamos para você e se divirta!

1. O livro maluco das poções mágicas

Uma princesa moderna encontra um livro de poções e, com isso, deixa a tristeza para lá. E você, o que acharia de ter uma poção para cada momento da vida? 

Um livro construído com magia, imaginação, poesia e belas ilustrações, perfeito para quem gosta de contos de fantasia e, mais do que isso, quer viver uma fantasia!

2. Almanaque sustentável dos contos de fadas

Certamente você conhece as histórias clássicas do patinho feio, que na verdade descobre ser um belo cisne, dos três porquinhos, que enfrentam problemas com um lobo, e muitas outras.

Mas este livro é um conto de fadas diferente, se propondo a colocar esse universo de cabeça para baixo ao explorar questões muito atuais, como ecologia, reciclagem, sustentabilidade e cidadania. Usando a paródia e o espírito crítico, é um almanaque criativo e divertido para um leitor curioso, moderno e engajado!

3. Cascudinho – O peixe contador de histórias

As fábulas e os contos de fadas são de tradição europeia, mas isso não quer dizer que outras localidades não tenham desenvolvido contos de fantasia. A Amazônia brasileira, por exemplo, está cheia de histórias mágicas e divertidas, então o peixe Cascudinho, um grande contador de histórias, se ocupa em criar e espalhar essas narrativas.

Esse livro original e colorido é uma homenagem à diversidade aquática do Brasil e à criatividade do povo brasileiro, um contador de histórias nato.

4. Sona – Contos africanos desenhados na areia

Agora, saímos da Amazônia e vamos para os contos de fantasia da África Central! Em especial, ao povo quioco, que além de criar belas narrativas transmitidas pela oralidade, tem a tradição de ilustrá-las com desenhos feitos na areia.

O livro recria esses desenhos pelos traços de Thais Linhares, enquanto Rogério Andrade Barbosa faz um compilado de contos que transmitem sabedoria e respeito aos mais velhos e a toda uma cultura.

5. Contos de amor dos cinco continentes

Essa é para quem gosta do lado romântico dos contos de fadas, quando o príncipe encontra e salva a princesa. No entanto, o amor é uma temática universal, intrínseco ao ser humano, movendo tantas outras histórias pelo mundo.

O autor Rogério Andrade Barbosa reúne cinco contos de amor tradicionais, um de cada continente, nos mostrando como o sentimento é representado em diferentes culturas. Além disso, o legal é que cada conto é ilustrado por um artista do continente em destaque. O amor está envolvido em todas as etapas de concepção dessa obra!

Gostou das dicas? Siga o Livríssimo nas outras redes!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL