6 livros para ler em casa com o seu filho

Passar pela Covid-19 e o distanciamento social já é difícil o suficiente quando você é adulto, mas e para as crianças? Das lives que assistimos a passeios virtuais por museus e outros locais que podemos visitar sem sair do nosso sofá, temos que ser criativos quando se trata de nos entreter, e às nossas famílias, enquanto estamos presos em casa. Prover bons momentos e memórias é mais importante agora do que nunca. Sabe uma boa forma de fazer isso? Lendo! Se seus filhos estão ansiosos por uma nova aventura, uma boa lista de livros para ler em casa é a resposta.

Os livros são influentes e especialmente poderosos quando você está em uma crise e precisa falar sobre grandes emoções com calma ou mesmo sair da zona de limitações impostas pelo isolamento. Eles permitem que os pais mergulhem em variados tópicos e compartilhem com seus filhos. Para ajudar nessa missão, preparamos uma seleção de livros infantis e juvenis empolgantes, escritos por autores renomados, que os jovens leitores vão adorar. Vamos lá?

Livros para ler em casa: Literatura Infantil

Várias Maneiras de Amar

Escrito por Regina Drummond, Várias Maneiras de Amar aborda a sociedade e as relações interpessoais por meio da observação dos processos da natureza. Cada bichinho, do seu jeitinho, demonstra os cuidados e todo o amor pelos seus filhotes. Mesmo que não pareça, cada animal tem o seu jeito de mostrar afeto às suas crias e ensina a elas como sobreviver. Um livro rimado, com lindas ilustrações e que mostra um pouquinho de como são essas relações entre pais e filhotes no mundo animal – inclusive dos humanos. Ler com seu filhote sobre as várias maneiras de demonstrar amor, é uma ideia deliciosa para aproveitar o tempo em casa juntos.

Tanta Chuva no Céu

Ensinar a lidar com as próprias emoções (e as alheias) deve ser um dos temas guia para a sua seleção de livros para ler em casa em família. É momento de quebrar as barreiras e falar sobre o sentir. Em Tanta Chuva no Céu, Volnei Canônica aborda o tema usando de uma emocionante história de perda sobre gotas da chuva caindo do lado de fora da janela e, do lado de dentro, vertendo dos olhos de uma menina. Ela, que ainda tão pequena, percebeu que precisava reconstruir os sons, os cheiros, os sonhos e a vida, para que o ciclo pudesse recomeçar. Uma história repleta de belas imagens e emoção, e que, de modo poético, fala sobre infância e superação. Emocione-se com essa narrativa sensível!

Ninguém é Igual a Ninguém

Vivemos em um mundo vasto e colorido, repleto de elementos diversos em perfeita interação. Por isso, é tão importante entender cada coisa que vemos e respeitar uma simples verdade: somos todos diferentes. Escrito pelas autoras Regina Rennó e Regina Otero, em edição revisada e atualizada, Ninguém é Igual a Ninguém propõe ao leitor explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade. 

Livros para ler em casa: Literatura Juvenil

O Haiti de Jean

Uma das grandes questões do nosso tempo é a imigração. Aproveitar e incluir na sua lista de livros para ler em casa uma obra que aborde a questão é uma excelente oportunidade para ampliar os conceitos que seus filhos têm. Em O Haiti de Jean, Rosi Vilas Boas, Cassiana Pizaia e Rima Awada, contam a história de Jean e sua família, que tiveram de se separar. Enquanto o pai buscava um lugar melhor para onde levá-los, Jean e a mãe tentavam sobreviver com o mínimo que podiam. A narrativa que se segue, através do olhar do menino, mostra as dificuldades enfrentadas pela população haitiana para sobreviver após um fenômeno tão destrutivo como um terremoto. Não se trata apenas do relato de uma família do Haiti, mas da luta de toda uma população para recomeçar. Jean e seus pais rumam ao Brasil em busca de um porto seguro e uma nova vida. Esse é um livro de superação, coragem e determinação, capaz de emocionar a todos.

Como Subir em Árvores

Em Como Subir em Árvores, textos curtos, diretos, com a cara de um singelo post numa rede social trazem uma grande carga de emoção e poesia, que o escritor Tiago de Melo Andrade imprimiu na obra. Um diálogo profundo com a alma humana acontece quando nos deparamos com a literatura em seu estado mais simples. É exatamente essa a sensação que as crônicas desse belíssimo livro transmitem, uma leitura necessária e acolhedora para os leitores de todas as idades e de todos os tempos. Que tal montar um recital em casa e compartilhar afeto? 

Três Dias e Mais Alguns

Com um enredo inteligente, Três Dias e Mais Alguns aborda os conflitos vividos pelo adolescente Matias, suas preocupações e reflexões acerca do que se passa em sua família e em seu meio social. Fã da saga Star Wars, esse jovem, que mora com a mãe e os dois irmãos em uma comunidade carente de Porto Alegre, nos emociona com sua forma de ver a vida, de lutar contra injustiças, de ser e estar no mundo. Por meio de uma narrativa extremamente rica, que traz em sua trama assuntos delicados como organização familiar, desigualdade social, saúde mental, preconceito e violência, Caio Riter, o autor, convida o leitor para uma viagem intergaláctica pelo mundo de Matias, com seus sonhos, seus medos e suas pequenas alegrias. O livro perfeito para fomentar um genuíno amor por uma boa literatura em família.

Gostou? Acesse a loja virtual da Editora do Brasil e confira outros títulos!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24