Você está precisando de ideias sobre como ajudar seu filho a estudar em casa? Então para começar, antes de conferir nossas sugestões, pense: se você pedisse ao seu filho para lhe dizer o que quer em um professor, o que acha que ele responderia?
Se quiser, vá em frente agora e pergunte. Gostaríamos de te auxiliar a pensar como ajudar seu filho a estudar em casa. Se fizéssemos uma pesquisa sobre as características que as crianças realmente apreciam em um professor, provavelmente ouviram frases como:
- Ele é legal;
- Não grita comigo;
- Me ouve;
- Se importa de verdade;
- Fica feliz quando acerto algo e tem orgulho de mim;
- Torna o aprendizado divertido.
Essas são qualidades que não dizem respeito exclusivamente a técnica de ensino, mas sim com a relação entre professor e aluno.
Então, como ajudar seu filho a estudar em casa?
Nos altos e baixos da rotina diária, às vezes ficamos tão focados em ensinar e “melhorar” nossas crianças, que nos esquecemos de dizer a elas o quanto são importantes e o quanto acreditamos no potencial delas.
“Tá, mas se meu filho não quer estudar, o que fazer?”. Crie um ambiente onde pais e filhos aprendam juntos, pois o incentivo positivo tem um poder enorme. Todo mundo ama estar com pessoas que nos encorajam, nos levantam e nos motivam a alcançar o além. Seu filho não é diferente. Se ele se sentir desanimado, tente o apoio incondicional para que volte aos trilhos.
Dicas para ajudar seu filho a estudar em casa
Trate o tempo de aula como especial
Nesse processo de como ajudar seu filho a estudar em casa, vocês passarão muitas horas juntos. É uma grande oportunidade para encorajar e desenvolver habilidades sociais, pessoais, acadêmicas. É o momento de vocês!
Reforce o positivo e sorria
Não seja como um general. Pense na diferença que um sorriso faz na sua vida quando está se sentindo frustrado. Para uma criança desanimada, ele comunica que está tudo bem e que juntos vocês vão conseguir. Assim como apontar os erros, é importante reforçar os acertos. Ao mostrar os caminhos que os levou até a conquista, maior a probabilidade de seu filho repetir.
LEIA TAMBÉM: Conheça as 5 melhores formas de ensinar o que é família para seu filho.
Evite comparações
Pressão e comparação com outras crianças não irá ajudar seu filho a estudar em casa e, geralmente, leva à frustração e desânimo.
Outra dica, ouça seu filho. Ouvir atentamente permite que ele saiba que você está envolvido e presente na conversa, consequentemente, sente-se compreendido, confortável e valorizado.
O poder do ainda
Quando ele estiver desanimado porque não entende algo, repita o motivo do desânimo acrescentando a palavra “ainda”: “você ainda não entendeu isso.” Também é válido mostrar o quanto já foi avançado: “você já leu METADE deste livro inteiro!” ou “você já fez tudo isso”.
Tem alguma dica extra de como ajudar seu filho a estudar? Conta pra gente!