Como estimular uma criança a ler? Crie uma rotina especial pensada para cada idade

Na procura por respostas que te ajudem a criar um forte hábito de leitura nos seus filhos, você provavelmente escreveu no buscador do Google: “como estimular uma criança a ler?”. Por sorte, caiu aqui no blog do Livríssimo e vamos te ajudar a pensar em boas estratégias. Antes de tudo, é bom saber que as crianças podem começar a desenvolver bons hábitos de leitura em casa antes mesmo de aprenderem a ler.

Afinal, como estimular uma criança a ler?

Bebê ou criança pequena

A primeira – e melhor – dica sobre como estimular uma criança a ler, principalmente crianças pequenas, é se divertirem juntos! Se elas estão engajadas e se divertindo, estão aprendendo. Quando interagem positivamente com os livros, o como aprender a gostar de ler se desenvolve a partir de bons sentimentos em relação à leitura e não por obrigação acadêmica. O que as motivará a continuar procurando livros e outros materiais de alfabetização à medida que crescem. 

Algumas dicas importantes sobre o como estimular uma criança a ler focadas em bebês são:

  • Leia alguns minutos de cada vez. Não se preocupe se você não terminar a história;
  • Fale ou cante sobre as imagens;
  • Deixe as crianças virarem as páginas e interagirem com o livro;
  • Mostre a capa, aponte e explique os elementos contidos nela;
  • Faça dos livros uma parte da sua rotina diária.

Crianças em início de vida escolar

Crianças em idade pré-escolar ou primária estão aprimorando uma ampla gama de habilidades de leitura. É uma boa ideia os pais assumirem a liderança e guiarem o processo. Nessa idade, elas ainda podem gostar de mais imagens e poucos textos, mas não é regra. Dito isso, você pode começar a apresentar histórias que tenham enredos mais complexos e com mais palavras do que imagens. Não se esqueça de fazer perguntas à medida que avança pelo texto para verificar a compreensão de seu filho. 

LEIA TAMBÉM: Qual a importância da leitura em voz alta? 

E as crianças maiores?

Você não deve parar de ler para seu filho depois que ele aprender a ler sozinho. Embora a leitura independente seja certamente importante, ler em voz alta traz benefícios imensos, tanto acadêmicos quanto emocionais. Depois de crescidos, além do amor por ler, é importante que esse momento também colabore com a fluência e compreensão de leitura de seu filho. Pode ser útil para eles acompanharem o livro à medida que você lê, assim como seguir fazendo perguntas sobre o texto para avaliar a compreensão.

E aí, gostou dessas dicas de como estimular uma criança a ler? Siga acompanhando nosso blog que sempre tem mais!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL