Confira algumas dicas de livros sobre famílias

Falar sobre família nem sempre é fácil, e de forma geral, é um assunto complexo e que necessita de muita sabedoria para ser introduzido. O que fazer quando meu filho me pergunta sobre o significado de tudo? Precisamos explicar de alguma forma, certo? Que tal  usar livros sobre famílias?

Você sabia que a partir da leitura podemos contar histórias e engajar nossos filhos sobre os mais diversificados assuntos? 

A literatura, no processo de educar as crianças, possui um papel muito importante. Pensando nisso, separamos as melhores dicas de livros sobre famílias para abordar assuntos importantes relacionados a este tópico.

Confira aqui os melhores livros sobre família

Um pai de verdade

Aceitar um padrasto dentro da família na maioria das vezes é uma situação complicada. Em “Um pai de verdade”, Pedro Bloch conta a história de Rafael, uma criança de sete anos que escrevia cartas para o pai que nunca conheceu.

Rafael vivia com a sua mãe e irmã, até que surge Renato, namorado de sua mãe.

O enredo baseia-se no fato de que Renato se torna um pai para Rafael, o que modifica as emoções do menino, que antes escrevia para o seu pai imaginário e agora não sente mais essa necessidade pela presença e afeto dado por Renato.

Este livro aborda uma temática importante e que salienta que pai é quem ama, cuida e está sempre presente emocionalmente e fisicamente!

um-pai-de-verdade-livro

A árvore contente

Como explicar para nossos filhos o que é família e o que não é? Muitas crianças se sentem confusas ao serem questionadas sobre quem são a sua família e esta situação, por sua vez, é extremamente bem representada na obra ”A árvore contente”.

Dentro da escola, uma atividade foi passada: desenhar a sua árvore genealógica.

Contudo, as crianças não sabiam onde colocar a nova esposa do papai e o irmão que acabou de nascer mas é de outra mãe, entre outras situações semelhantes.

O intuito deste livro sobre família é apresentar as diferenças existentes em cada lar e falar sobre o amor. No caso, na árvore genealógica das crianças teria espaço para cada membro da família citado!

a-arvore-contente-livro

Enquanto você não chega

Como lidar com a chegada de um novo irmãozinho? Em “Enquanto você não chega”,  um novo bebê está a caminho, o irmão empolgado com a notícia arranja uma maneira especial de apresentar os parentes ao seu novo irmão.

O autor aborda as relações familiares e mostra como pode ser interessante ter um novo membro chegando na família.

enquanto-voce-nao-chega-livro

De onde eu vim?

No livro “De onde eu vim?”, escrito por Odette de Barros Mott, uma temática importante é falada: filhos adotivos. Rogério, uma criança de 10 anos descobre por acaso que é filho adotivo e resolve fugir de casa. 

Nessa fuga, encontra seu amigo Paulo, que lhe conta o verdadeiro sentido de família e o ajuda a entender mais sobre a sua história e suas relações familiares.

de-onde-eu-vim-livro

Vida que segue

O autor Luís Pimentel aborda dentro de “Vida que segue” a resposta de um dos maiores questionamentos das crianças:  o que faz uma família de fato ser uma família? O livro conta a história de Pedrinho, que sempre sonhou em conhecer o seu pai biológico, mas quando o conhece, suas expectativas não são supridas.

O principal intuito do livro é mostrar que apesar de coisas ruins, a vida segue. A delicadeza em que o assunto é abordado e os ensinamentos presentes dentro dos textos valem a leitura.

Interessante, não é mesmo? Com essas super dicas será fácil abordar assuntos que exigem mais delicadeza de nossa parte! Os livros sobre famílias são uma ótima oportunidade para conversar com nossos filhos sobre os tópicos pertinentes dentro do tema proposto.

vida-que-segue-livro

Todas as dicas de livros citadas estão dentro da nossa lojinha e você pode adquiri-los facilmente! Que tal dar uma olhada?

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças

Qual a relação da leitura infantil com o desenvolvimento cognitivo da criança?

Como pais, todos sabemos da importância de incentivar a leitura na fase infantil. Ler tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, o que, por sua vez, ajuda as crianças a ter um desempenho melhor na escola e em todas as áreas de suas vidas.
Leia mais
Crianças Jovens

A importância de criar o hábito de leitura na infância

Crianças que desenvolvem o hábito de leitura desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem.
Leia mais
1 22 23 24