E agora, como fazer seu filho gostar de ler?

Seu filho(a) diz: “eu odeio ler!”. Na mesma hora, essas palavras reverberam com o forte eco da preocupação paternal: “e agora, o que eu faço?”, “o que será do futuro dessa criança sem um hábito de leitura?”, “será que meu filho vai se atrasar na escola?”. Calma, que pra tudo tem solução e o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil, vai te orientar em como fazer seu filho gostar de ler.

Quando a criança ou adolescente não quer ler, é difícil saber o que dizer para não entrar em uma batalha de vontades que arrisque transformar a relutância em uma aversão profunda. Nessa hora, todo cuidado é pouco. Sem obrigar, deve-se mostrar, que é uma atividade prazerosa e que deve fazer parte da vida das pessoas. 

Passos para saber como fazer seu filho gostar de ler:

Primeiro: descubra por que ele (ou ela) odeia ler

Quando as crianças dizem que não querem ler, a primeira coisa a se fazer é descobrir o motivo por trás da relutância. Para saber como fazer seu filho gostar de ler é preciso  conversar com a criança e até com o professor. Esta, de preferência, deve ser contínua. 

Para algumas crianças, o não gostar vem de uma dificuldade. Para outras é questão de encontrar a obra certa entre os livros para quem não gosta de ler. Outras estão apenas distraídas pela tecnologia. De qualquer forma, só depois de descobrir o motivo você poderá pensar como resolver o problema. 

Se o seu filho tem que ler algo que ele não está interessado, mas trata-se de uma tarefa da escola, você pode trabalhar com uma definição de tempo. Leia um pouco, pause, e assim vai. 

Segundo: que tal eu ler para você?

Quando se está se desenvolvendo como leitor, a compreensão auditiva é maior do que a leitora. É por isso que crianças pequenas precisam ouvir o texto para saber como deve ser lido, ademais, leitura em voz alta também desperta o interesse pela atividade, já que envolve com uma linguagem e enredos mais complexos do que os pequenos poderiam acessar. 

Aos adolescentes, a leitura em voz alta torna o momento compartilhado. Os pais podem ler para o filho e vice-versa, depois cada um compartilha seu entendimento da obra. A discussão e debate, fortalece o interesse e instiga a buscar mais.

Terceiro: trate das inseguranças dos pequenos leitores

Na hora de buscar o como fazer seu filho gostar de ler, leia nas entrelinhas o que eles realmente podem estar dizendo: “odeio ler” = “não sou bom em leitura”. Este “não” pode estar mascarando inseguranças e conflitos internos, então, se ensinarmos às crianças que habilidades como ler são coisas nas quais você se torna melhor ao longo do tempo, elas ganham confiança. 

Da mesma forma, quando ler se tornar uma tarefa árdua, lembre-os do quão longe já chegaram como leitores e que sempre que algo fica difícil de novo, significa que, na verdade, já se avançou tanto, que chegamos novamente ao ponto de estar de frente com uma novidade.

Livros para quem não gosta de ler

Tendemos induzir  as crianças para os livros que achamos ter mais valor, mas nesse processo podemos fazer com que não gostem de ler, o que os afasta ainda mais do nosso objetivo final. Então, listar livros para quem não gosta de ler é basicamente listar as obras que as crianças e jovens escolhem para ler. Não force as suas vontades como responsável!

Apresente o catálogo da loja virtual da Editora do Brasil para o seu projeto de leitor e o deixe navegar pelas múltiplas possibilidades. Lá tem livros para todos os gostos e especialmente projetados para fundamentar o hábito da leitura. 

Quer mais dicas de como fazer seu filho gostar de ler? Siga acompanhando as nossas redes sociais e o blog do Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20