Ser pai e mãe não é uma tarefa fácil, ainda mais quando as crianças começam a entender como funcionam algumas situações da vida e os pais precisam introduzir ensinamentos sobre valores e assuntos de convivência social.
Uma ótima notícia é que os livros podem ser grandes aliados nesse processo, ler em família traz inúmeros benefícios aos pequenos, assim como aprender lições.
Confira também: A importância de ensinar valores ao adolescente: enfrentando situações com ética
Nada melhor do que se divertir e aprender lições
Nós já sabemos o quanto é fundamental ensinar valores aos filhos, desde bem pequenos. Mas você sabia que os livros infantis, além de serem ótimas ferramentas de diversão e distração, são essenciais no aprendizado das crianças?
As lições aprendidas vão desde ensinar a dividir brinquedos e alimentos, estimular a incluírem todos os amigos nas brincadeiras, mostrar a importância da convivência social e até como as diferenças entre os colegas são o que nos fazem únicos e especiais, são práticas diárias e que devem ser implementadas dentro de casa em um momento de lazer da família, para serem reconhecidas como algo natural, pois assim, facilmente irão repetir.
Para tornar esses momentos ainda mais ricos e produtivos, trouxemos três indicações de livros que vão transformar a maneira dos pequenos verem o mundo e com certeza serão essenciais no processo de ensinar valores e de aprender lições dentro de casa.
Livros de Telma Guimarães para ler em família
“É meu!”
O livro “É meu”, conta a divertida história de Patrícia, uma menina que sempre leva objetos e brinquedos diferentes na escola e todos os amigos ficam com vontade de brincar. Com uma boneca-faz-tudo, um gato que mia e um ursinho que repete tudo o que ouve, ela percebe que ser egoísta não é legal.
Esta obra traz uma reflexão sobre como dividir torna tudo mais divertido e como brincar junto com as outras crianças faz toda a diferença.
“Boneco da paz”
Telma também escreveu “Boneco da paz” como referência de lições aprendidas em casa. Essa história conta sobre um dia em que Ana convida Miguel e Bárbara para irem à sua casa brincar e passar a tarde juntos, mas o menino acaba ficando de lado da brincadeira, triste e sozinho.
Como ele poderia mudar essa situação e se divertir com suas amigas? O livro mostra que as crianças sabem lidar com conflitos e que brincar todos juntos tem muito mais graça.
“Menina não entra”
“Menina não entra” é nossa terceira indicação. O livro conta o dia em que um grupo de amigos se reúne para jogar futebol e percebem que falta um jogador para o time ficar completo. Surge a ideia de chamar Fernanda.
A maioria discorda em ter uma menina na partida, mas logo mudam de opinião e todos se impressionam com as habilidades dela, mostrando e reforçando que o preconceito nunca leva à vitória, nem dentro e nem fora de campo.
Todos os exemplares estão disponíveis na loja virtual da Editora do Brasil, assim como muitas outras histórias que divertem e ensinam valores para crianças e jovens.