O Livríssimo entrevista o autor de literatura infantil Leonardo Mendes Cardoso.
Médico pediatra por formação e com experiência no consultório, ele desenvolveu a coleção Aventuras de Amanda tratando de temas relacionados à saúde, incluindo a importância da alimentação, as doenças transmitidas por pernilongos, os perigos do cigarro e a pandemia de Covid-19.
Confira o que ele falou para a gente!
Livríssimo entrevista
Livríssimo: O tema da saúde é recorrente em seus livros infantis. De que forma você busca abordá-lo com as crianças?
Leonardo: Por ser especializado em pediatria, o meu foco centrou-se na educação para a saúde. O aspecto lúdico, fazendo até mesmo paródia com o clássico “Alice no país das maravilhas”, foi a forma escolhida para a abordagem. A linguagem busca ser o mais simples e clara possível, já que as obras são destinadas a crianças na vigência da segunda idade.
Livríssimo: Você desenvolveu a coleção Aventuras de Amanda também com o objetivo de falar de saúde com os pequenos. Como se deu o processo criativo da coleção? Um livro levou ao outro ou uma coleção era a ideia inicial?
Leonardo: Amanda no país das vitaminas nasceu da minha necessidade de orientar meus pequenos pacientes sobre o valor da boa e adequada alimentação.
A coleção veio a reboque por conta do sucesso que essa primeira obra alcançou. Assim, o tema da saúde se estendeu nas demais narrativas adotadas na sequência.
Livríssimo: O último livro desta coleção, Amanda no país do isolamento, trata um assunto delicado e importante: o Covid-19. Como foi para você lidar com os diversos desdobramentos complexos da doença (o vírus em si, a pandemia mundial, o medo, as vacinas, o online) e ainda transportá-los ao entendimento infantil?
Leonardo: O tema ainda é muito controverso, espinhoso e cercado de debates e embates. A dificuldade está justamente na novidade do fato. Trata-se de uma condição nova e que requereu posturas novas.
O isolamento social, as informações e desinformações surgidas e a eficácia ou não dos tratamentos propostos não foram condições simples. Tornar simples aquilo que é extremamente complexo é o desafio principal. Daí o texto limitar-se à compreensão de meus pequenos leitores.
Livríssimo: Outro tema importante na sua obra é a preservação ambiental. De que maneira você o tratou em Planeta Terra – nossa casa e em Água – fonte da vida?
Leonardo: Essas obras fogem um pouco do escopo adotado na coleção saúde encabeçada pela personagem Amanda. Porém, a ecologia está estreitamente relacionada com a saúde do ser humano, no seu todo, do físico ao psíquico, do individual ao coletivo. A valorização da vida é o foco principal do tema abordado.
Para concluir…
Livríssimo: Como a personagem Amanda inspira os jovens? E você, que recado gostaria de transmitir a eles?
Leonardo: Amanda é a representante de toda a infância na minha memória afetiva. Amanda é minha filha primogênita e hoje já é mãe, fazendo de mim um avô alucinado pelo pequeno Vicente. Já é a segunda geração tendo contato com meus escritos despretensiosos.
Aos que leem minhas obras, que se deleitem e que aprendam que todos devemos ser felizes num mundo cada vez melhor. A todos um grande beijo de carinho na alma.