Momento da leitura em família: que tal criar um clube do livro?

Você já participou de algum clube do livro com amigos ou estranhos? Não?Mas sabe como funciona um clube do livro? A proposta base é todos os integrantes lerem o mesmo livro e depois discutirem. É uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas em grupo, mas por meio de um conteúdo que você lê individualmente. Pode ser, também, um ótimo caminho para criar sinergia familiar no momento da leitura.

Os clubes do livro ajudam a criar um ambiente favorável à leitura e motivam as pessoas a desenvolver e fortalecer suas habilidades de leitura. Ao criar um com seus filhos, você estará ensinando que a leitura pode ser divertida e enriquecedora. Embora a criação de um clube possa parecer intimidante, na verdade é muito fácil e o melhor, como o objetivo é momento da leitura em família, vocês quem ditam as regras.

MAIS: Procurando livros para presentear crianças e adolescentes? Conheça as obras do selo Altamente Recomendável da FNLIJ

Como montar um clube do livro infantil?

Coisas para manter em mente: seu clube do livro deve ser flexível e adaptável para atender às necessidades de sua própria família.Ou seja, você pode decidir se a seleção do livro será lida em voz alta ou independente por cada membro. Esse momento da leitura pode ser efetivo em aproximar irmãos se você sugerir aos mais velhos que leiam para os menores. 

O clube tem de ser responsabilidade de todos 

Ao criar o clube do livro para sua família, permita que seus filhos ajudem no planejamento. Façam uma votação para escolher o nome, o lema do clube, o primeiro livro que vão se dedicar, a periodicidade e assim por diante. Também será divertido se os encontros para o momento da leitura forem temáticos, de acordo com a obra da vez e incluírem lanches apropriados. Você também pode convidar outras famílias de vez em quando para conhecer e participar.

É importante estabelecer metas de Leitura

As metas são importantes para fixar o hábito de leitura e podem ser, por exemplo:  ler um número específico de obras, uma variedade de gêneros ou ler uma série inteira de livros. Quando o clube atinge a meta, que tal bolar uma cerimônia de premiação ou celebração especial? Conforme seus filhos crescem e amadurecem, o clube pode evoluir para um grupo de discussão mais sofisticado e atender às necessidades e interesses de seus filhos. Só não esqueça do fator primordial: diversão garantida e compartilhada!

Use o clube do livro para fomentar o pensamento crítico

Nos encontros, faça perguntas sobre o livro que estão lendo, que incentivem o debate e o pensar sobre o que foi lido, como:

  • O que você mais gostou no livro e por que?
  • Qual foi a sua parte mais e menos favorita da história?
  • Tem alguma coisa em comum com a sua vida?
  • O que mudaria na história e por que?
  • Como você se sentiu quando ‘x’ fez ‘y’? (Perguntas abertas são fundamentais!)

Conforme progredirem com o clube do livro, a discussão pode ir aumentando a sua profundidade. É legal perguntar, mas também incentivar as crianças a fazer perguntas sobre o seu progresso, já que o exemplo é uma grande forma de motivação.

Encontre os melhores livros para o momento da leitura em família 

Uma parte muito importante de como montar um clube do livro infantil é a escolha das obras que você acha que sua família vai gostar. Para essa questão, a Livríssimo tem a solução na ponta da língua. É só acessar a loja virtual da Editora do Brasil e escolher os títulos por idade, temas e afinidades. A lista é grande e com certeza tem algo especial para você e sua família criar momentos de leitura inesquecíveis. Acesse aqui!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24