O que é poema Haicai? Aprenda e faça você também!

As incríveis perspectivas do mundo literário nos encantam com as oportunidades de criação e expressão. Você já ouviu falar no modelo de poema Haicai? Vamos nos aventurar nas possibilidades da literatura e aprender como fazer um Haicai inspirador.

O que é Haicai?

Haicai é uma forma poética, de origem japonesa e também chamado de Haiku, que tem como principal característica a brevidade, retratando vivências do cotidiano de forma simples mas com significados intensos, transmitindo ao leitor, por meio de seus três versos, a contemplação da nossa existência, da incrível transitoriedade da vida e o contato com o que é transcendente.

O poema do cotidiano é construído com base nos estados de espírito oriundos do zen-budismo, expressando a profunda conexão do ser humano com a natureza, relacionando o tempo com a nossa vida e as estações do ano, em versos curtos e sensíveis. 

Como se faz poema Haicai? 

Mais divertido do que aprender, é criar um lindo poema Haicai, e estamos aqui para te ensinar e inspirar.

Para saber como fazer um Haicai, é preciso conhecer suas características: 

  • Por conter apenas três versos, cada palavra deve ser escolhida precisamente, de modo exato para transmitir a mensagem que deseja de forma breve, clara e sutil; 
  • A simplicidade é a essência, seguido da espontaneidade, que juntas, transmitem leveza, emoção por meio de rimas, ou não; 
  • É interessante quando os versos formam imagens na mente do leitor, descrevendo acontecimentos e personagens de maneira sensorial; 
  • O Haicai retrata um instante, assim como uma fotografia, captando de forma única a percepção de um momento;
  • Os elementos da natureza são essenciais. As estações, o tempo, ciclos, biodiversidade e climas precisam ser representados em seus pequenos versos precisos e objetivos. 

Uma ótima maneira de aprender ainda mais sobre o poema Haicai, é ler um. “Haicais do Chefe” é nossa indicação de leitura, em seus versos divertidos, que encantam e desafiam o leitor, a obra explora o substantivo coletivo de diferentes animais, exercitando a criatividade e o senso crítico de quem arrisca se aprofundar nessa impressionante experiência.  

Haicai no Brasil 

Paulo Leminski, Guilherme de Almeida, Millôr Fernandes e Paulo Franchetti são alguns nomes importantes na história do Haicai no Brasil, que se popularizou no começo do século XX. 

As criações brasileiras se diferem muito das orientais, sendo adaptadas ao estilo de vida, climas e biodiversidade de cada região dos autores, que tomaram a liberdade de não seguirem uma regra métrica precisa de composição, como por exemplo, o uso ou não de títulos. 

Exemplo de Haicai 

Guilherme de Almeida, nos versos de Chuva de Primavera, transmitiu uma mensagem instigante e sensitiva:

“Vê como se atraem
nos fios os pingos frios!
E juntam-se. E caem”.

Neste Haicai, é retratado um fenômeno natural, em detalhes, do contato entre os pingos de água que formam a chuva, a temperatura e a sequência de acontecimentos. É possível notar o esquema de rimas, em que o primeiro verso rima com o terceiro, e o do meio possui rima interna. Dá pra sentir o friozinho da chuva e cheirinho da terra molhada ao ler, não é mesmo? Este e muitos outros conteúdos estão disponíveis no portal do Livríssimo. Conheça novos mundos e viva novas experiências!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL