Procurando dicas de como estimular a criatividade dos filhos? O Livríssimo te ajuda!

Antes de falar sobre como estimular a criatividade dos seus pequenos, vamos começar por: o que é ser criativo para você? É encarnar o Monet e pintar um grande quadro? Ser como Shakespeare e escrever diálogos que definem dilemas humanos? Saber dançar, sapatear, fotografar ou dominar qualquer um dos considerados ‘dons divinos’ para as artes? 

Pois saiba que ser criativo não é sobre isso e muito menos sobre inspiração e divindade. Vamos juntos descobrir o que é? 

O que é ser criativo? 

Para saber como aumentar a criatividade é preciso antes conhecer exatamente o que o termo define. Pois bem, ser criativo significa conseguir resolver um problema de uma nova maneira, ou seja, saber mudar a perspectiva. Também significa correr riscos, ignorar as dúvidas e enfrentar os medos, tal qual, romper com a rotina e fazer algo diferente apenas por fazer algo diferente.

Significa ter ideias e mapear rotas diferentes para chegar a um mesmo destino. Desafiar a si mesmo todos os dias e não depender exclusivamente de inspiração. Criatividade é esforço, é fazer perguntas sérias e as consideradas bobas. Ser criativo é estar sempre pensando.

Cientificamente, a criatividade é definida como a capacidade de criar algo novo por meio da imaginação, pensamento e experiências. Estas podem ser tangíveis ou intangíveis. Em suma, a criatividade é muito mais do que um ato singular, é uma forma de viver e desafiar a mente todo dia. A partir desta ideia, fica muito mais fácil pensar em como aumentar a criatividade, concorda? 

Como estimular a criatividade de seus filhos?

A conclusão é que há um erro comum que vê a criatividade como talento inato, dividindo as crianças em dois lados: ou nascem com ela ou estão fadadas a uma vida preto e branco. Quando sabemos que não é bem assim, o como estimular a criatividade dos filhos além de fácil, torna-se divertido. 

Faça com que as crianças questionem 

Uma das principais maneiras de desenvolver a criatividade nas crianças é incentivá-las a pensar. Então, sempre que você estiver com elas, faça perguntas e deixe-as responder no seu tempo, para que possam fazer todo o caminho de digerir a questão dentro dos termos de suas próprias mentes. Só após ouvir o que pensam, vale explicar os conceitos de forma a instigar a curiosidade por mais.

Que tal brincar do jogo do “e se”? É bem simples, basta criar uma situação bem maluca — do tipo “e se realmente houvesse potes de ouro nas pontas dos arco-íris?” — e brincar com as possibilidades de respostas.

Ensine várias maneiras de resolver os problemas

Seja um problema de matemática ou emocional que estejam enfrentando, como responsável, você deve fazer seus filhos entenderem que existem várias maneiras de resolver um problema. Basta parar e pensar com calma na situação.

Incentive as crianças ao prazer por ler 

Abra espaço para a leitura, pois ela incentiva a atividade do pensamento que, por sua vez, promove a criatividade. A leitura pode ajudar a todos a se entenderem e se expressarem melhor, desenvolver raciocínio lógico e equipar nossas mentes com informação de culturas e perspectivas diferentes, reais ou imaginárias. 

Dicas de leitura para os criativos é o que mais temos aqui no Livríssimo:

Uma obra muito legal para cumprir essa missão é Poemas Problemas” (crianças entre 8 e 10), um texto divertido, cheio de rimas e, claro , problemas. Neste livro, os poemas brincam com a Matemática, propondo charadas, trazendo dilemas e fazendo contas, transformando os enigmas em poemas e vice-versa.

Outra dica é o livro “Tapete vermelho” (crianças entre 10 e 12), que traça a origem da cor vermelha e seu uso pelo ser humano ao longo da história, assim nos deliciando com as origens do tão conhecido tapete vermelho – que nesse livro é protagonista e tema para uma história muito rica e interessante. 

Para fechar a tríade, que tal conhecer “Ana e os palíndromos” (crianças entre 9 e 11)? A obra é pura criatividade e nos apresenta palíndromos conhecidos e novos, enquanto conta uma história divertida com muitas  rimas, sobre uma garota curiosa que vive rodeada de palavras de frente para trás e de trás para frente. 

Dica extra de como estimular a criatividade 

Conheça seu filho(a)! Quando a criança é  apaixonada por um assunto, é mais provável que coloque seu coração nele. Então conheça quem é e o que ama,  ajudando a perseguir. Se quer aprender a desenhar, por exemplo, passe uma tarde desenhando juntos e comemore cada etapa do progresso.

Não se esqueça de se divertirem! Estimular a criatividade dos filhos não precisa estar diretamente relacionado a uma obrigação. Ler, cantar e dançar juntos, expressarem-se no ritmo, melodia, harmonia e tempo da criança é muito efetivo. 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20