Procurando livros para presentear crianças e adolescentes? Conheça as obras do selo Altamente Recomendável da FNLIJ

Too Many Requests from Your Network

Please complete verification to access this content.

Click to Verify

Como mãe, pai ou alguém próximo a uma criança ou adolescente em fase de desenvolvimento intelectual, você talvez esteja sempre na busca dos melhores livros para presentear e ensinar alguma coisa. Livros são sempre uma ótima pedida de presente, principalmente quando sua qualidade é atestada por prêmios literários. Afinal, é a voz da razão editorial te dando a dica de leitura perfeita e apropriada para essa missão de fomentar o hábito de ler desde cedo na sua casa. 

É justamente para falar de uma premiação muito importante e de algumas obras especiais que a gente está aqui. Você já ouviu falar da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil? Não ouviu? Então acompanhe esse texto que a Livríssimo te explica!

LEIA TAMBÉM: Criando futuros escritores pelo hábito de leitura.

O que é a FNLIJ?

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – ou só FNLIJ – existe desde 1968 como um braço da organização internacional IBBY, sigla de International Board on Books for Young People. Trazuduzinho: Conselho Internacional de Literatura para Crianças e Jovens. Ao redor do mundo, a IBBY foca em promover a literatura infantil e juvenil por meio de feiras, premiações, apoio a bibliotecas e outras ações do tipo. Aqui no Brasil, a FNLIJ divulga a produção brasileira de livros de qualidade para crianças e jovens, em particular, os de literatura e informativos. Também  realiza uma premiação em duas fases e faz uma seleção para orientar as escolhas de escolas e bibliotecas. Entre outras variadas ações de promoção da leitura, literatura e das obras.

Prêmio FNLIJ e selo de qualidade

Em 1974, a FNLIJ iniciou a sua premiação: o Prêmio FNLIJ – O Melhor para Criança, que concede aos melhores livros infantis e juvenis. Hoje ele conta com diversas categorias:

  • Criança;
  • Jovem;
  • Imagem;
  • Poesia;
  • Informativo;
  • Tradução Criança;
  • Tradução Jovem;
  • Tradução Informativo;
  • Tradução Reconto;
  • Projeto Editorial;
  • Revelação Escritor;
  • Revelação Ilustrador;
  • Melhor Ilustração;
  • Teatro;
  • Livro Brinquedo;
  • Teórico;
  • Reconto; e
  • Literatura de Língua Portuguesa.

Dentre essas categorias, anualmente, a instituição seleciona obras que poderão utilizar um selo em suas edições: o de Altamente Recomendável e o de Acervo Básico. A lista de obras selecionadas para receber o selo é feita sempre com base nos lançamentos do ano anterior e quem as avalia são especialistas escolhidos pela FNLIJ. Esses são professores, pesquisadores, profissionais da área editorial e jornalistas especializados. O grupo leva o nome de “leitor-votante”. 

Agora, adivinhe? A lista de 2021 já saiu e entre os 94 títulos escolhidos no meio de 477 inscritos pelos 23 leitores-votantes, há três da Editora do Brasil selecionados para o selo de Altamente Recomendável e que não podem faltar na sua lista de livros para presentear crianças ou adolescentes. 

Categoria Jovem: Como subir em árvores

Em textos curtos, diretos e com cara de um singelo post em uma rede social, Como subir em árvores tem uma grande carga de emoção e poesia, passada com talento pelo escritor Tiago de Melo Andrade, que vai emocionar qualquer um. É uma obra que não pode faltar entre os livros para presentear, já que consegue imprimir um diálogo com a alma humana e o que acontece quando nos deparamos com uma leitura necessária e acolhedora para os leitores de todas as idades. Não é atoa que recebeu o selo de Altamente Recomendável.

Categoria Reconto: Sona – Contos africanos desenhados na areia

Com desenhos complexos feitos na areia, o povo Quioco, que habita o continente africano , repassa o conhecimento ancestral para os mais jovens e os ensina, assim, a amar histórias. Esses desenhos, além de extremamente elaborados, encantam a todos com sua beleza. Nesse livro, Rogério Andrade Barbosa e Thais Linhares trazem uma história de sabedoria e respeito aos mais velhos, prestando homenagem à tradição oral e aos costumes de um povo. Presentar com Sona – Contos africanos desenhados na areia vai, justamente, ensinar suas crianças e/ou jovens o valor de amar histórias. 

Categoria Tradução Adaptação Jovem: Aos dezesseis

Em Aos dezesseis, embora ficcionais, os eventos e pessoas são baseados na realidade. Em 1957, a integração de nove estudantes negros em um liceu de alunos brancos causa um grande alvoroço em uma cidade do sul dos Estados Unidos. A narrativa flutua entre os pontos de vista das duas protagonistas e nos traz uma perspectiva diferente sobre um tema tão delicado e importante. Apesar de falar de um fato pontual do passado, o texto continua extremamente atual, já que propõe reflexões profundas sobre racismo, preconceito, ódio e direitos humanos. Um livro tocante, que vai emocionar a todos.

Procurando mais livros para presentear? 

Além dessas obras premiadas com o selo Altamente Recomendável, a loja da Editora do Brasil é recheada de títulos especiais para a sua lista de livros para presentear. Vale a pena conferir e escolher mais alguns para adicionar ao carrinho. É só clicar aqui!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL