Qual a relação da leitura infantil com o desenvolvimento cognitivo da criança?

Como pais, todos sabemos da importância de incentivar a leitura infantil. Ler tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, o que, por sua vez, ajuda as crianças a ter um desempenho melhor na escola e em todas as áreas de suas vidas. No entanto, o que exatamente o hábito de leitura faz ao cérebro que permite que esses resultados ocorram? Independentemente da faixa etária de seus filhos, é importante entender os efeitos positivos desse processo.

Por que a leitura infantil é tão importante?

Todos os pais esperam que as mentes de seus filhos se desenvolvam com eficácia à medida que crescem, o que a leitura ajuda a fazer com maestria. Ler e compartilhar histórias com eles, desde pequenos, pode auxiliá-los a compreender sons, linguagem, palavras e até mesmo desenvolver habilidades de alfabetização. Assim como fortes habilidades sociais e de comunicação. Crianças que amam ler têm desempenho melhor  nas disciplinas literárias, linguísticas e acadêmicas em geral.

Para entender a questão, um recente estudo do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center investigou a influência do ambiente de alfabetização em casa na estrutura do cérebro de crianças entre as idades de três e cinco anos. A equipe descobriu que os que viviam em lares com ambientes de leitura mais estimulantes têm melhor organização e mielinização (camada que envolve e protege a condução nervosa dos neurônios) nos tratos de substâncias do cérebro que suportam a linguagem e habilidades emergentes de alfabetização.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores primeiro avaliaram o ambiente obtido em casa usando um questionário estruturado para perguntar aos pais sobre a frequência com que liam com as crianças. Bem como o conteúdo,  os conceitos dos livros e como as sessões de leitura compartilhada eram interativas. Em seguida, examinaram os cérebros das crianças usando imagens de ressonância magnética. A conclusão foi de que a leitura infantil não só ajuda em um nível social e literário, mas também promove o desenvolvimento cognitivo geral. Com a leitura também vem o amadurecimento de muitos atributos necessários para se ter no mundo real, como processar novas informações mais rapidamente, aprender habilidades valiosas e reter conhecimento sobre tópicos importantes.

A leitura é uma oportunidade para o sucesso

A leitura infantil é uma verdadeira oportunidade individual para as crianças se comunicarem com seus pais e vice-versa. Quanto mais palavras houver no mundo da linguagem de uma criança, mais ela aprenderá. Além disso, quanto mais fortes forem suas habilidades de leitura precoce e linguísticas quando chegarem à Educação Infantil, mais preparadas estarão para seguir na progressão escolar.

De acordo com  outro estudo, este realizado pela University of Michiganigan, existem cinco habilidades de leitura precoce que são essenciais para o desenvolvimento:

  • Consciência fonêmica: ser capaz de ouvir, identificar e brincar com sons individuais em palavras faladas;
  • Fônica: ser capaz de conectar as letras da linguagem escrita com os sons da linguagem falada;
  • Vocabulário: as palavras que as crianças precisam saber para se comunicarem de forma eficaz;
  • Compreensão de leitura: ser capaz de compreender e obter significado do que foi lido;
  • Fluência (leitura oral): ser capaz de ler textos com precisão e rapidez.

Embora as crianças encontrem essas habilidades de alfabetização e desenvolvimento da linguagem assim que chegam ao Ensino Fundamental e depois, você pode ajudar a impulsionar o sucesso e facilidade com que lidam com elas ao instigar a leitura infantil. É importante lembrar que incentivar seus filhos a ler não só os ajudará mentalmente, mas também lhes dará algo que terão pelo resto de suas vidas: o amor pelo conhecimento e pela leitura.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24