Trabalhe a inteligência emocional do seu filho com a literatura

Você provavelmente já ouviu o termo inteligência emocional. Caso não, nesse texto explicamos para você não só o que é inteligência emocional, como ainda meios de desenvolvê-la da melhor forma nos seus filhos e filhas com a ajuda de uma ferramenta deliciosa: a literatura e os seus bons amigos, os livros.

Que o hábito de leitura opera mágicas e milagres, a gente vive batendo nessa tecla aqui. Vale a pena ler nosso acervo de textos que tocam nos diversos benefícios de criar leitores.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

De forma resumida, a inteligência emocional é a capacidade de ser inteligente sobre as emoções próprias e alheias. É um tipo de inteligência que não é medida por testes de QI. No entanto, é crucial para ajudar a todos a superar desafios e responder a situações com sucesso, podendo ajudar as crianças com diferenças de aprendizado e pensamento a gerenciar seus desafios. Por exemplo, considere esta situação: Pedrinho está lutando com sua lição de Matemática. No lugar de gritar, espernear e desistir, ele sabe como mostrar a sua a mãe em palavras como está frustrado e pede ajuda. 

Segundo algumas teorias da psicologia, a inteligência emocional pode ser dividida em:

  • Autoconsciência: saber o que se está sentindo e entender como seu humor afeta os outros;
  • Auto-regulação: saber controlar como responder às suas emoções e considerar as possíveis consequências antes de agir por impulso;
  • Motivação: atingir metas apesar de sentimentos negativos ou distrativos que possam existir;
  • Empatia: entender como os outros se sentem;
  • Habilidades sociais: saber gerenciar relacionamentos.

Como desenvolver inteligência emocional?

Pense nisso: os adultos em sua vida o ajudaram a se sentir bem com suas emoções e aprenderam a gerenciá-las produtivamente? Mandar você para o seu quarto para se acalmar não conta; isso apenas lhe ensinou que você está sozinho com seus sentimentos assustadores e que eles são inaceitáveis, e tornou mais provável que você gerencie suas emoções com hábitos destrutivos mais tarde na vida.

A boa notícia sobre a inteligência emocional é que ela não está definida – com ajuda e prática, seu filho pode desenvolvê-la ao longo do tempo. Aí entra o trabalho da literatura. Escolher livros em que as emoções são o carro-chefe podem ajudar os pequenos, com a leitura em voz alta, momento em que você, pai, mãe ou responsável pode nomear os sentimentos que surgirem em cena e explicá-los, bem como, para adolescentes. Fase conturbada, hormônios a mil por hora, em que sentimentos vêm e vão em um turbilhão e é importante falar, nomear e não guardar para si.

A loja virtual da Editora do Brasil tem ótimos títulos para todas as idades. Por exemplo, O Haiti de Jean, ideal para crianças a partir de 11 anos de idade, que por meio da história de superação, coragem e determinação de Jean e sua família tem muito a ensinar sobre empatia. Ou que tal, O Tempo das Cores (crianças a partir dos 12 anos), que fala especificamente sobre a tristeza e a alegria. Quer algo para os pequeninos? Sinto o Que Sinto com Cinco Sentidos, aborda cotidiano, identidade pessoal e os sentidos de forma lúdica. 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27