Literatura infantil no Brasil: crianças leem mais do que adultos?

Muito se fala sobre os índices de leitura no país. Você com certeza já disse ou ouviu que as pessoas estão lendo menos… Que a tecnologia roubou o lugar dos livros… E por aí vai… Mas, a situação não é exatamente essa. A última “Retratos da Leitura do Brasil”, pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro e que reúne dados condensados e analisados do comportamento do leitor brasileiro, apontou o público entre 05 e 13 anos como os maiores leitores do mercado. O que levanta o debate sobre o papel da literatura infantil no Brasil na promoção de mais leitores. 

É fato que a quantidade de leitores no país caiu — de 56% em 2015 para 52% em 2019, segundo o estudo feito com 8.076 entrevistas em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e do Distrito Federal. Ainda sim, há uma informação primordial para se extrair dos dados sobre leitura no Brasil: o perfil de declínio dos índices de leitura. Em resumo, há mais mulheres do que homens entre os leitores do país e a idade que mais lê são os pré-adolescentes (11 a 13 anos), seguidos das crianças de 5 a 10 anos. Quanto mais o tempo passa e se cresce, o hábito de leitura diária diminui. Dos entrevistados de 50 a 69 anos, por exemplo, apenas 4% disse ler diariamente.

Qual o local da literatura infantil no Brasil?

De acordo com a pesquisa, entre os gêneros preferidos dessa criançada leitora estão a literatura infantil e as histórias em quadrinhos. Para manter essa média e expandi-la para outras idades é preciso criar uma cultura de leitura, que se inicia idealmente dentro de casa, com o incentivo dos pais desde bebê. A literatura infantil no Brasil tem um mercado sólido e cheio de opções, mas não faz mágica sozinha. É preciso unir forças!

VOCÊ PODE SE INTERESSAR: Procurando livros para presentear crianças e adolescentes? Conheça as obras do selo Altamente Recomendável da FNLIJ.  

Sabe quais foram os principais motivos dados para não ler? Falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldades para ler (6 %). Excetuando o item falta de tempo, todos os outros são completamente contornáveis com a promoção do amor pelos livros, que é um dos motivos pelos quais o Livríssimo existe. A Retratos da Leitura é feita a cada quatro anos desde 2007, esperamos que na próxima edição, que deve ocorrer em 2024, a situação seja nova: que a literatura adulta e infantojuvenil possa encontrar o mesmo terreno receptivo encontrado pela literatura infantil no Brasil. Bora fazer nossa parte?

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL