A importância de aprender inglês na adolescência

Vale a pena estudar outra língua se vivemos no Brasil? Mas qual é a importância de aprender inglês? Será mesmo que eu vou precisar falar inglês na minha vida?

Essas perguntas frequentemente passam na cabeça de qualquer jovem quando os pais ou responsáveis sugerem que ele estude inglês. Se isso aconteceu com você, está na hora de entender por que esta língua é considerada tão relevante.

Antes de tudo: por que aprender um idioma estrangeiro?

Conhecer uma língua estrangeira sempre agrega ao nosso conhecimento de mundo, já que o idioma nos permite ter contato com todo o universo de outra cultura. Conseguimos ter a bagagem para compreender seus livros, filmes, músicas, festas tradicionais e comidas típicas, por exemplo. 

Além do mais, a jornada de aprendizado é desafiadora, mas vemos dia após dia como superamos as dificuldades, conforme somos capazes de ampliar o vocabulário, entender música e conversar com falantes nativos.

Entre as tantas línguas para estudar, a importância do inglês no cenário mundial o coloca em uma posição de destaque na hora de considerar por qual idioma começar – e também nos dá uma baita motivação para aprendê-lo!

A importância de aprender inglês

Por razões históricas, o inglês se tornou uma espécie de língua global, possuindo cerca de 400 milhões de falantes nativos e sendo oficial em mais de 50 países. Seu uso foi estipulado como uma convenção no mundo dos negócios (na comunicação entre empresas em diferentes países, por exemplo) e para fins turísticos em qualquer viagem ao exterior.

Consequentemente, as produções escritas, musicais e cinematográficas de fala inglesa ganham muita visibilidade. É só pensar em quantos escritores renomados escreviam em inglês, como William Shakespeare, Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe, ou ligar a rádio e perceber a quantidade de canções americanas tocadas.

Ou seja, temos razões de sobra para entender a importância de aprender inglês: o idioma com certeza abrirá portas para conhecermos muitas culturas novas e também nos ajudará na vida profissional. Falando nisso, muitos empregadores exigem o conhecimento de inglês em concursos e vagas de trabalho.

Vantagens de aprender inglês ainda na adolescência

Nunca é tarde para aprender algo novo, sabemos disso, mas quanto antes você começar, antes estará familiarizado com a língua. É na infância e na adolescência que o cérebro humano é capaz de assimilar idiomas com maior facilidade.

Além disso, a língua inglesa é matéria escolar e de vestibulares, então o aluno pode juntar o útil ao agradável, se dedicando ao aprendizado e ainda mandando bem nas provas.

Com o inglês afiado, quem sabe você não consegue uma oportunidade no exterior, como realizar um intercâmbio? E também terá uma vantagem ao ingressar no mercado de trabalho.

Praticando inglês no dia a dia!

Estudar uma língua não significa apenas fazer exercícios de gramática. Na verdade, aprendizado e prática podem ser estimulados ao mesmo tempo em atividades cotidianas.

Isso inclui escutar músicas e, nas primeiras vezes, identificar o que entende e não entende, depois, pesquisar sua tradução na internet e conferir o novo vocabulário. Conforme seu nível avança, você mesmo pode fazer a tradução!

Outra atividade é a leitura. Nossa dica é que você selecione obras adequadas à sua idade, não precisa começar com Moby Dick (obra considerada um clássico da literatura norte-americana). Livros pensados especialmente para estudantes da língua são melhores ainda!

Obras juvenis para estudantes de inglês

A parte boa é que a Editora do Brasil reconhece a importância do inglês e, ao lado da escritora Telma Guimarães, preparou a coleção Nice to Read You com obras em inglês destinadas ao público juvenil.

Em “A smart grandma”, lemos uma cômica história de um neto e uma vovó metidos em uma confusão. “Pink & Blue Punks” é sobre Tom, um menino preocupado com sua aparência e que, por isso, parte em busca de sua identidade, encontrando surpresas nessa trajetória.

A obra “An amazing story” é mais arrepiante, porque fala de Martin, um garoto que vive com fantasmas! Já “Goodbye Ms. Parker” é uma história de mistério, em que o detetive Simpson pesquisa a real causa na morte de Ms. Parker.

Viu como aprender inglês é divertido?

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL