Saiba como ajudar seu filho a estudar em casa e seja o professor que ele precisa

Você está precisando de ideias sobre  como ajudar seu filho a estudar em casa? Então para começar, antes de conferir nossas sugestões, pense: se você pedisse ao seu filho para lhe dizer o que quer em um professor, o que acha que ele responderia? 

Se quiser, vá em frente agora e pergunte. Gostaríamos de te auxiliar a pensar como ajudar seu filho a estudar em casa. Se fizéssemos uma pesquisa sobre as características que as crianças realmente apreciam em um professor, provavelmente ouviram frases como:

  • Ele é legal;
  • Não grita comigo;
  • Me ouve;
  • Se importa de verdade;
  • Fica feliz quando acerto algo e tem orgulho de mim;
  • Torna o aprendizado divertido.

Essas são qualidades que não dizem respeito exclusivamente a técnica de ensino, mas sim com a relação entre professor e aluno. 

Então, como ajudar seu filho a estudar em casa? 

Nos altos e baixos da rotina diária, às vezes ficamos tão focados em ensinar e “melhorar” nossas crianças, que nos esquecemos de dizer a elas o quanto são importantes e o quanto acreditamos no potencial delas.

“Tá, mas se meu filho não quer estudar, o que fazer?”. Crie um ambiente onde pais e filhos aprendam juntos, pois o incentivo positivo tem um poder enorme. Todo mundo ama estar com pessoas que nos encorajam, nos levantam e nos motivam a alcançar o além. Seu filho não é diferente. Se ele se sentir desanimado, tente o apoio incondicional para que volte aos trilhos.

Dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos

Trate o tempo de aula como especial

Nesse processo de como ajudar seu filho a estudar em casa, vocês passarão muitas horas juntos. É uma grande oportunidade para encorajar e desenvolver habilidades sociais, pessoais, acadêmicas. É o momento de vocês!

Reforce o positivo e sorria

Não seja como um general. Pense na diferença que um sorriso faz na sua vida quando está se sentindo frustrado. Para uma criança desanimada, ele comunica que está tudo bem e que juntos vocês vão conseguir. Assim como apontar os erros, é importante reforçar os acertos. Ao  mostrar os caminhos que os levou até a conquista, maior a probabilidade de seu filho repetir. 

Evite comparações

Pressão e comparação com outras crianças não irá ajudar seu filho a estudar em casa e, geralmente, leva à frustração e desânimo. 

Outra dica, ouça seu filho. Ouvir atentamente permite que ele saiba que você está envolvido e presente na conversa, consequentemente, sente-se compreendido, confortável e valorizado.

O poder do ainda

Quando ele estiver desanimado porque não entende algo, repita o motivo  do desânimo acrescentando a palavra “ainda”: “você ainda não entendeu isso.” Também é válido mostrar o quanto já foi avançado: “você já leu METADE deste livro inteiro!” ou “você já fez tudo isso”. 

Tem alguma dica extra de como ajudar seu filho a estudar em casa? Conta pra gente!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24