Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Presentear uma criança com um livro pode ser algo muito especial. Além de desenvolver o hábito da leitura desde cedo, seu filho tem a chance de se encantar com a obra e ganhar um livro favorito. Mas para isso, é importante que os responsáveis saibam como escolher um livro para o seu filho adolescente adequado à idade e aos gostos do jovem leitor.

Dessa forma, ficará mais fácil que seu filho se interesse pela história e queira ler outros livros parecidos. Saber quais critérios podemos considerar no momento da escolha dos livros pode te ajudar a selecionar uma boa história para a criança ler.

Não sabe que critérios são esses? Ainda tem dúvidas de como fazer a escolha certa? Então confira as dicas que separamos pra você e algumas sugestões de histórias que podem agradar até os leitores mais críticos.

Importância de escolher o livro certo

Um bom livro, principalmente nesta idade complicada, entre a infância e adolescência, tem o poder de definir o amor ou ódio de um jovem pelo universo da literatura. Sem mencionar que com o uso constante de aparelhos tecnológicos, a competição por atenção é acirrada. Não há segundas chances para quem não tem muita paciência em esperar.

Como escolher um livro para adolescentes?

Com diversas opções de livros destinados ao público, escolher uma obra que agrada é mais fácil ao observar alguns elementos:

Tipo de conteúdo

Saber qual assunto ou os gostos do seu filho ajuda na hora de escolher um livro para ele. Como as obras podem abordar diferentes temas, opção é o que não falta. Assim, você pode fazer uma boa escolha por meio do conteúdo abordado na obra e ainda oferecer ao seu pequeno mais uma fonte pra ele aproveitar a preferência dele.

Observar a complexidade do texto também é essencial para não escolher um livro difícil ou fácil demais de entender. Uma leitura fluida e divertida é a melhor opção para captar a atenção.

Figuras e ilustrações

Observar o tipo de e quantidade de ilustrações é outra forma de como escolher um livro para adolescentes. Também é possível saber por meio delas para qual faixa etária a obra se destina.

Livros com figuras grandes e muito coloridas costumam ser voltadas para crianças pequenas. Já as ilustrações minimalistas e mais complexas são destinadas aos mais velhos. Alô, histórias em quadrinhos!

Bons autores

Observar os autores de um livro é outro ponto. Alguns escritores já são conhecidos por destinar suas obras para um público específico, conhecendo a linguagem e o tipo de história que agrada a um certo grupo. Além disso, oferecer ao seu filho novos autores pode fazer ele descobrir um escritor favorito, ampliando assim seus gostos e também preferências.

Então, se você está sem ideias de livros para ler pelo seu pequeno, que tal conferir algumas obras para adolescentes que separamos?

Pollyanna moça

Um dos clássicos de Eleanor H. Porter, autora reconhecida por seus livros juvenis, faz qualquer um se encantar com a história da criativa Pollyanna, mas agora moça. Em Pollyanna moça, temos um enredo que ensina sobre amadurecimento e descobertas da vida após a infância, mostrando que com muita doçura, a juventude pode ser encantadora, mesmo com seus desafios.

CONFIRA: Por que Pollyanna segue como um clássico da literatura? 

O pequeno príncipe

Que tal trazer uma obra em dois idiomas para inserir o inglês na vida do seu filho com uma história cheia de ensinamentos? Em O pequeno príncipe, acompanhamos um pequeno príncipe que vive em um asteroide e cuida dos seus vulcões e de sua rosa. Mas quando a aventura o chama, nosso protagonista vai descobrir os novos ensinamentos que o espaço tem para oferecer. Tudo isso apresentado nessa obra, trazida pela Editora do Brasil, em português e inglês. 

DESCUBRA: Clássico da literatura: O Pequeno Príncipe é muito mais do que um livro infantil 

Agora você já sabe como escolher um livro para adolescentes e quais sugestões oferecer aos seus jovens leitores. Basta apenas aproveitar todas as aventuras que essas obras têm a oferecer.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

6 livros para ler em casa com o seu filho

Se seus filhos estão ansiosos por uma nova aventura, uma boa lista de livros para ler em casa é a resposta.
Leia mais
Crianças Jovens

Como estimular o hábito de leitura em casa?

Ao fomentar o hábito de leitura dentro de casa, você está preparando seu filho para o mundo, ao mesmo tempo que estreita o laço familiar.
Leia mais
Crianças

Qual a relação da leitura infantil com o desenvolvimento cognitivo da criança?

Como pais, todos sabemos da importância de incentivar a leitura na fase infantil. Ler tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, o que, por sua vez, ajuda as crianças a ter um desempenho melhor na escola e em todas as áreas de suas vidas.
Leia mais
Crianças Jovens

A importância de criar o hábito de leitura na infância

Crianças que desenvolvem o hábito de leitura desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem.
Leia mais
1 18 19 20