O mundo passa por ininterruptas transformações diariamente. Os costumes, hábitos, estilos e tendências se modificam a cada geração, mas o que deve permanecer constante e imutável, independente do tempo, são os princípios humanos morais e éticos. Vamos falar sobre a importância de ensinar valores ao filho(a) adolescente, para enfrentarem situações com coerência.
Importância de ensinar valores ao adolescente
A adolescência, naturalmente, é uma fase complexa e delicada. Diante de inúmeras transformações psíquicas, hormonais, morais, físicas e sociais, os jovens começam a construir e moldar seus pensamentos, definindo suas opiniões e escolhendo posicionamentos, de acordo com o que vivem, presenciam e são persuadidos.
Por ser um período de descobertas e abertura de possibilidades, eles acabam passando mais tempo fora de casa e tendo contato com diferentes pessoas, o que pode agregar no seu desenvolvimento, como também, prejudicar.
Neste momento, é muito importante que os pais estejam atentos às amizades e relacionamentos do filho(a) adolescente, percebendo as movimentações e novos hábitos, por isso, ensinar valores é fundamental e deve ser uma prática diária para que eles tenham opiniões formadas e não sejam influenciados pelas amizades.
Quais valores é preciso ensinar ao filho adolescente?
Os valores são responsáveis por formar as opiniões, crenças e caráter de uma pessoa, para se relacionar de forma pacífica e saudável, construindo formas de conduta pessoal diante da sociedade.
Existem inúmeros valores praticados mundialmente, abaixo separamos alguns que são muito importantes para incluir na rotina de ensinamentos da família:
- Respeito;
- Empatia;
- Humildade;
- Honestidade;
- Justiça;
- Solidariedade; e
- Educação.
Esses valores são a base de qualquer relação saudável, comunicação ou interação humana, eles precisam ser praticados no dia-a-dia da família em pequenas ações. Os pais são grandes exemplos e motivadores para os filhos, que ao presenciarem situações em casa, absorvem o que foi vivenciado e a probabilidade de repetirem as ações aumenta exponencialmente.
Nós sabemos que é um grande desafio lidar com situações as quais a honestidade e justiça são colocadas à prova, e muitas vezes, o adolescente não tem o direcionamento e conhecimento corretos de como enfrentar.
Diante disso, temos uma indicação muito especial de um livro sobre moral e ética que vale muito a pena a leitura: “Pisando na Bola”. A obra conta uma passagem da vida de Rodrigo que presenciou uma cena de desonestidade entre dois amigos, em uma gincana da escola, e deve escolher qual decisão tomar. Garanta um exemplar para seu filho(a) na loja virtual da Editora do Brasil.