Recesso escolar é um período para relaxar, vendo algo na TV ou apreciando uma leitura. Melhor ainda: dá para fazer os dois! Preparamos uma lista de filmes inspirados em livros para você perceber que o universo do cinema não fica distante do da literatura.
Então, se está procurando o que fazer nas férias sem sair de casa, vale a pena criar uma noite cinematográfica para assistir a esses títulos e, depois, ler as obras que os motivaram.
Confira filmes de livros – ou, pelo menos, influenciados por eles!
5 filmes inspirados em livros
1. Meu namorado é um zumbi (2013)
William Shakespeare inspira muita gente. Mesmo que ainda não tenha lido, todo mundo conhece a peça Romeu e Julieta, referência para muitas obras, como o moderno e inusitado Meu namorado é um zumbi, de Jonathan Levine.
Na verdade, ele é a adaptação do livro Sangue Quente, de Isaac Marion, que bebeu da fonte de Shakespeare ao criar um amor impossível aos olhos da sociedade entre dois jovens. Neste caso, R, um zumbi recém-criado, e Julie, uma garota viva. Enquanto isso, eles lutam lado a lado em um cenário apocalíptico.
Que tal assistir ao filme e ler esse clássico? Com certeza vai reconhecer releituras da peça em muitas outras obras artísticas.
2. 10 coisas que eu odeio em você (1999)
Ele de novo: William Shakespeare. Não é à toa que o escritor era admirado até pelo nosso Machado de Assis. O filme 10 coisas que eu odeio em você, de Gil Junger, foi inspirado na peça A megera domada.
As tramas giram em torno do impasse entre duas irmãs: Bianca, a mais nova, deseja um namorado, mas o pai delas só permitiria o relacionamento quando a mais velha, Kat, namorar primeiro. O problema é que seu gênio é muito forte! Resta à Bianca pedir a ajuda de Cameron e Patrick para este último conquistar sua irmã.
Gosta de comédia? Provavelmente vai curtir essas duas obras.
3. Rei Leão (1994 e 2019)
Você com certeza já ouviu falar em Rei Leão, clássico da Disney na animação de 1994 e no remake realista de 2019. Mas sabia que eles também são filmes inspirados em livros de Shakespeare?
A peça dessa vez é Hamlet, nome de um príncipe da Dinamarca que quer vingar o assassinato do pai cometido pelo seu irmão, Cláudio, quem assume o trono. Algo muito parecido com o que ocorre na savana africana com Simba, seu pai Mufasa e seu tio Scar.
4. Volta por Cima (2001)
Shakespeare escreveu diversas peças de teatro, mas hoje não precisamos sair de casa para ter contato com sua obra. O cinema faz isso o tempo todo com filmes inspirados em livros do autor. Trazemos mais um exemplo para lista!
Volta por cima, de Tommy O’Haver, não apenas se espelha em Sonho de uma noite de verão, como a coloca no pano de fundo desse romance adolescente. Berke Landers tenta reconquistar sua ex-namorada, Allison, enquanto ensaia para a peça shakespeariana no teatro da escola.
5. Enola Holmes (2020 e 2022)
Fugindo de Shakespeare, mas sem deixar a literatura inglesa, podemos dizer que Sir Arthur Conan Doyle inspirou muita gente por meio de seu maior personagem: Sherlock Holmes.
O detetive do cachimbo está infiltrado na cultura pop, indo muito além da extensa obra escrita por Doyle. Os diretores Steven Spielberg e Guy Ritchie, por exemplo, já possuem filmes sobre Holmes, mas a novidade foi Enola Holmes, de Harry Bradbeer.
Os dois filmes da saga, baseados no livro de Nancy Springer (quem com certeza leu Sherlock Holmes), narram a trajetória da irmã mais nova de Sherlock, a carismática e também detetive Enola. Tudo é mais criativo quando lembramos que Enola não existe nos livros de Doyle, é uma criação de Spriger!
Se você curte mistério, vale assistir a Enola Holmes e ler As aventuras de Sherlock Holmes.
Bônus: Hulk
Muito além de um filme, o super-herói está presente em todo um universo da cultura pop. Hulk aparece nos quadrinhos da Marvel e em diversos filmes, como a franquia Os Vingadores e longas dedicados a ele.
No entanto, Stan Lee criou Bruce Banner inspirado no Dr. Jekyll da obra O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson. Os dois são médicos dedicados que fizeram experiências com resultados inesperados, originando Mr. Hyde para um e Hulk para o outro.
Muito além da linguagem cinematográfica
Você deve ter percebido como Shakespeare influenciou a cultura mundial, daí existem tantos filmes de livros do dramaturgo. Se cineastas, escritores e intelectuais se inspiram nele, está esperando o que para começar a ler suas obras?
Aproveite e mergulhe no mundo de outros autores que contribuíram para o cinema, como Conan Doyle e seu eterno detetive. Com certeza encontrará muitas surpresas e excelentes atividades para fazer nas férias.