Como fortalecer os vínculos familiares com meu filho adolescente?

Fortalecer os vínculos familiares é um ato fundamental para o estreitamento dos laços afetivos e uma boa relação com quem é do seu ciclo familiar. Quando crianças, dependemos dos nossos pais para quase tudo, assim, crescemos, conhecemos outras pessoas e acabamos nos distanciando da família naturalmente.

Mas como evitar que isso aconteça?

Quando falamos sobre a adolescência, o vínculo familiar (ou a ausência dele) é um dos temas que mais apavora os pais, que precisam lidar com o desenvolvimento da autonomia dos filhos e entender os comportamentos que são muitas vezes incompreensíveis por parte dos adultos.

A adolescência em questão

Nesta fase do desenvolvimento humano o corpo passa por mudanças, os hormônios falam mais alto e todo um processo de transição ocorre internamente dentro do indivíduo. Assim, é necessário entender primeiro o que é a adolescência e como ela funciona para tentar falar sobre vínculos familiares e como fortalecê-los.

Para você entender melhor, é normal neste período:

  • Querer passar mais tempo com os amigos;
  • Ter uma baixa autoestima;
  • Se irritar com facilidade;
  • Sentir o desejo de independência.

Então vamos ao que interessa, aprender a como ter um laço forte e saudável com seu filho adolescente.

Como fortalecer os vínculos familiares com meu filho adolescente?

Um dos primeiros passos para ter uma relação saudável com os filhos é encontrar interesses em comum. Visto que uma das formas de demonstrar amor é tendo tempo de qualidade com o outro, cultivar momentos em que vocês possuem afinidades abre espaço para uma boa relação, ainda, uma boa alternativa é ver um filme juntos!

Outra dica importante é ter uma escuta ativa, assim, no tempo de lazer, não fale sobre obrigações ou nada que seja rotineiro, aproveite o momento e tente ser visto não apenas como uma figura familiar, mas como um amigo, que entende, escuta e está aberto para uma troca genuína.

Lembre-se: um vínculo afetivo para existir precisa de consentir entre as duas pessoas, havendo a necessidade de um envolvimento mútuo para que de fato uma relação saudável com os filhos floresça.

Por que investir em uma boa relação familiar?

Com nossos filhos, fortalecer os vínculos familiares é uma tarefa importante. Ter por perto quem amamos é essencial para nossa vida e, mesmo que a fase da adolescência seja vista como algo “impossível de lidar”, é apenas uma parte da vida que todos nós passamos.

Paciência, atenção e confiança são aspectos importantes de serem cultivados com nossos filhos nessa etapa da vida.

Dica do Livríssimo

Nós, do Livríssimo, acreditamos no poder da leitura para qualquer tipo de idade. Seja a literatura infantil, para jovens ou adultos, todas elas possuem um poder inegável no desenvolvimento do ser humano.

Neste post te mostramos como fortalecer os vínculos familiares com seu filho e a importância do cultivo dessa relação, mas, se você ainda tem dúvidas e se sente confuso sobre como lidar com seu filho adolescente e conseguir fortalecer esses vínculos familiares, temos uma super dica pra você:

“1 Milhão de Mistérios”

1-milhao-de-misterios-livro

Neste livro escrito por Severino Rodrigues a história de dois adolescentes é contada de forma reflexiva e interessante para o leitor. Com temas pertinentes e que envolvem situações que a maioria dos jovens passam, o livro traz temas como a baixa autoestima, crises de pânico e timidez dentro do seu enredo.

Você tem três opções: Ler e entender melhor sobre essa fase do desenvolvimento humano, adquirir e dar de presente para seu filho compreender os processos que ele mesmo está passando, ou juntar os dois e ler juntos!

E aí, vai ficar fora dessa? Entre na nossa lojinha virtual e garanta já o seu!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27