Por que valorizar a leitura em quadrinhos dos jovens?

Não é novidade que os quadrinhos já ganharam o carinho do público pela forma divertida que possuem para contar histórias. Mas você sabia que a leitura em quadrinhos também oferece ótimas vantagens para jovens que querem descobrir novos mundos através da literatura?

Conhecido por ser um gênero que concilia imagens e palavras em um só lugar, as histórias em quadrinho para ler podem te surpreender muito mais do que você imagina.

A importância da leitura em quadrinhos

Uma das possibilidades que esse gênero oferece é a capacidade de recontar clássicos da literatura em quadrinhos. Histórias e autores já conhecidos pelo público ganham uma nova roupagem neste formato e é possível apresentar obras já consagradas para uma nova geração.

De uma forma leve e divertida, crianças e adolescentes podem conhecer mais sobre autores renomados e até mesmo se encantar por demais obras. Ter a possibilidade de conhecer outras épocas e locais diferentes também é outra vantagem que os jovens têm com a leitura em quadrinhos. Tudo isso unido a muitas cores e cenas incríveis.

Como as histórias em quadrinhos para ler possuem uma linguagem mais curta e simples, elas se tornam uma ótima opção para quem gosta de uma leitura fluida e clara. Mas sem perder o sentido original da obra.

Histórias em quadrinhos – o que a leitura desenvolve?

Para quem deseja se introduzir no mundo da literatura, saiba que a leitura em quadrinhos só tem benefícios a oferecer.

Uma das coisas que a leitura desenvolve é a criatividade. Com a junção de elementos textuais e visuais, os jovens têm em mãos ótimos materiais para explorar ainda mais suas capacidades criativas.

Como há uma grande quantidade de histórias e gêneros literários, é possível encontrar preferências para todos os gostos. Desde aventuras a romances marcantes.

Também é possível que crianças e adolescentes conheçam ainda mais sobre a literatura brasileira a partir dos clássicos da literatura em quadrinhos. Passando por autores renomados como Machado de Assis e Mário de Andrade.

Por fim, a leitura em quadrinhos pode se tornar um bom incentivo para que os jovens queiram escrever suas próprias histórias. Dessa forma, podem despertar o lado escritor de cada um.

Dicas de obras clássicas em quadrinho 

E se você quer se introduzir no mundo dos clássicos da literatura em quadrinhos, separamos boas histórias para começar.

Os faroleiros e outros contos de Monteiro Lobato

Um dos escritores mais conhecidos pelo público infanto-juvenil, Monteiro Lobato encanta pelas histórias divertidas e cheias de aventura. Neste clássico, adaptado em histórias em quadrinhos para ler, Lobato traz contos mais adultos que irão surpreender a todos. Venha se encantar com a história de “Pedro Rocha”, “O luzeiro agrícola” e “Era no paraíso”, contos que somente Monteiro Lobato poderia nos apresentar.

A revolução dos bichos de George Orwell

Um celeiro com animais revoltados e porcos no comando. Somente George Orwell seria capaz de entregar ao mundo uma das obras mais renomadas da literatura internacional. 

Agora, você pode aproveitar para conhecer mais sobre o trabalho desse escritor inglês, com críticas profundas sobre nossa vida em sociedade. Tudo isso contado da melhor forma em leitura em quadrinhos, através da Editora do Brasil.

O navio negreiro e outros cantos de Castro Alves

Importante poeta brasileiro, Castro Alves chega dessa vez para apresentar suas críticas sobre a escravidão, violência e preconceito em formato de história em quadrinho.

Com a apresentação de alguns de seus cantos, o autor está pronto para ser conhecido por uma nova geração de jovens a partir dessa adaptação disponibilizada pela Editora do Brasil.

Civilização e outros contos de Eça de Queiróz

Venha conhecer mais sobre um dos escritores portugueses que mais marcou a literatura da língua portuguesa, Eça de Queiróz. Aproveite contos como “Civilização”, “No moinho” e “O tesouro”, agora como um dos clássicos da literatura em quadrinhos. 

Aproveitem também para conhecer mais sobre outras obras do autor e pela sua forma única de contar histórias.

O peru de Natal e outros contos de Mário de Andrade

Lembrado por seus poemas marcantes, Mário de Andrade é um poeta brasileiro que apresentou grandes obras à literatura brasileira. Agora, o autor chega em um novo formato através da Editora do Brasil em mais uma das histórias em quadrinho para ler. Nessa história em quadrinhos, você vai aproveitar quatro contos, entre eles 

“Peru de Natal” e “Será o Benedito!” de uma forma nova e divertida.

Missa do galo e outros contos de Machado de Assis

Não tem como deixar de fora o autor que marcou o período do Realismo brasileiro, Machado de Assis. Autor de obras como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, agora o escritor chega em quadrinhos para apresentar quatro contos. “Missa do Galo”, “O espelho” e “Umas férias” são recontados em um novo formato, disponibilizado pela Editora do Brasil, dando a Machado de Assis a chance de ser lido por uma nova leva de leitores.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20