É muito legal desbravar os lugares! Conhecemos outras paisagens, comidas, vestimentas, animais, músicas, palavras, enfim, outras culturas. Como nem sempre dá para sair de casa, já que a escola e os deveres nos chamam, preparamos dicas de cinco livros sobre viagens e sobre culturas Brasil afora para que possamos nos manter viajando no mundo da leitura!
1. Ana e Artur descobrem a Grécia
Artur e Ana são fascinados pela mitologia grega e passam uma tarde juntos jogando um game sobre o assunto. Um mistério surge quando a bateria do tablet acaba e não há energia na casa, então eles acabam pegando no sono…
E acordam no Monte Olimpo ao lado de Zeus, Atena e outros deuses, que lhes narram diversas histórias incríveis da cultura grega antiga. Eles ficam maravilhados com este “sonho” e ainda aprendem muito sobre mitologia grega.
2. Ana e Artur na fascinante Índia
As aventuras dos primos não acabam por aí! Quando a família de Artur se muda para a Índia devido ao trabalho do pai, o menino mergulha em um universo cheio de comidas, vestimentas e costumes bem diferentes dos seus.
Ana permanece no Brasil conversando com o primo sobre suas descobertas e, como eles são muito interessados em mitologias, exploram juntos os deuses indianos e várias histórias mágicas. Você também foi convidado para essa experiência!
3. Layla, a menina síria
Este não é um livro sobre viagens de férias. Trata-se de uma espécie de troca: enquanto a protagonista vem para o Brasil, nós visitamos seu país de origem por meio da sua narração. Assim, entendemos os motivos que a levaram a mudar de casa e recomeçar do zero.
Layla é natural de Alepo, cidade no norte da Síria, mas, ao lado da família, deixou o país por causa da guerra. Ela conta ao leitor histórias do período conturbado que viveu e nos revela uma realidade completamente diferente, com outros cheiros, sabores, cores e dores.
4. O Haiti de Jean
Em mais um livro sobre superação e a partida esperançosa para um novo mundo, dessa vez conhecemos Jean e sua família. Eles são do Haiti, país insular que enfrenta violentos terremotos, prejudicando a vida da população.
Após lutar contra a pobreza e passar um tempo separado do pai, que buscava outro local para viverem, Jean e sua mãe viajam ao seu encontro e encontram um lar no Brasil. Além de abordar outra cultura, a trama fala sobre direitos humanos.
5. Formas e cores da África
Esta obra mostra a relação entre um neto e seu avô de origem africana. Com a ajuda de histórias e de objetos, como máscaras e vestimentas, esse vovô transmite a cultura de um continente cheio de beleza e diversidade.
E o melhor: temos a oportunidade de perceber que a cultura africana não está tão longe assim, do outro lado do oceano Atlântico, ela está enraizada em nossa cultura brasileira!
Continue viajando no mundo da leitura!
O planeta Terra é muito grande e plural. Mas, mais do que isso, as pessoas são plurais. Além de olhar para outros países para aprender coisas novas, ao conhecer histórias de pessoas em qualquer lugar do mundo, incluindo nosso próprio país, cidade ou bairro, também conseguimos enxergar longe!
Por isso é tão bom viajar no mundo da leitura, ao entrar em contato com diferentes experiências, compreendemos outros pontos de vista e praticamos a empatia.
Confira mais dicas de livros, filmes e atividades inspiradoras no portal Livríssimo.