“Aquecer o coração”, aquela sensação gostosa quando abraçamos quem amamos ou fazemos carinho em um gato. O coração também transborda calor ao admirarmos algo belo, como o céu estrelado, um filme romântico ou uma leitura leve.
Não à toa, a expressão comfort book surgiu para se referir aos livros que nos transmitem sensações boas, não importa para qual idade. Seguindo essa pegada, preparamos uma seleção de livros juvenis para acalentar jovens em busca de leituras agradáveis e reconfortantes.
Comfort book: o que é?
O conceito de comfort book é usado para leituras que promovem a sensação de acolhimento em quem os lê. Esse conforto pode ser despertado por várias razões: retorno de uma memória boa, demonstrações de afeto e familiaridade.
Em alguns casos, são livros que nos enchem de esperança, principalmente por nos mostrarem que coisas boas acontecem. Ainda que existam pessoas que fazem maldades, também estão aí as bondosas, dispostas a ajudar as outras em situações difíceis. Da mesma forma, a vida tem seus momentos complicados se equilibrando com surpresas adoráveis, como a conquista de um sonho e o apoio dos amigos.
Histórias com mensagens de amor, amizade, perseverança e superação acalentam por serem exemplos de que o bem vence o mal. Além disso, provocam em nós a identificação, afinal, já passamos por situações semelhantes, em que precisamos ser fortes para vencê-las.
Relembrar é viver!
Em outros casos, os comfort books também podem ser releituras, que nos provocam a sensação de relaxamento por reviverem lembranças afetivas. É por isso que as crianças pedem mil vezes aos adultos para recontarem suas histórias favoritas.
Quando crescemos, isso não muda muito, a diferença é que agora podemos reler nós mesmos nossas histórias favoritas. E, mesmo em uma releitura, nos deparamos com detalhes que não tínhamos percebido antes e novas sensações.
Podemos também ler algo pela primeira vez, mas de um autor que já conhecemos, buscando em seu estilo literário traços familiares e, claro, momentos aconchegantes nesta nova narrativa. Talvez a literatura seja isso: a mistura de surpresas com elementos conhecidos.
Leia também: Clássicos da literatura que os jovens precisam conhecer
Livros juvenis aconchegantes de ler
Você tem um comfort book para chamar de seu? Com essas sugestões de livros juvenis, pode encontrar aquela história que aquece o coração e sempre vale a pena ser revisitada. Confira!
“Debaixo da Via Láctea”
Você conhece Antoine de Saint-Exupéry? Se não se lembra dele por nome, com certeza vai reconhecer sua obra O pequeno príncipe (que, por si só, já é um baita comfort book).
Na ficção “Debaixo da Via Láctea”, de Júlio Emílio Braz com ilustrações de Ana Paula Franzoni, um menino pobre presencia a queda de um avião pilotado por Saint-Exupéry. Em meio a uma atmosfera onírica, vemos a relação de amizade e confiança criada entre eles.
“Caminho das pedras”
Nesta obra de Shirley Souza, ilustrada por Rogério Borges, conhecemos Bia, uma jovem de 15 anos que vive a aventura de viajar sem a companhia dos pais para um lugar cheio de belezas naturais.
Assim, ela encontra pessoas diferentes com quem forma amizades e percebe novas formas de olhar para o mundo. Um livro gostoso de ler por mostrar uma jornada de redescoberta e amadurecimento.
“Pés descalços”
A autora Penélope Martins traz um exemplo de que a vida escreve certo por vias tortas. Após a morte dos pais, uma jovem vai morar com sua avó, com quem não podia ter contato por conta de sua religião. Com isso, ela redescobre as suas raízes africanas.
Ilustrada por Bárbara Quintino, a obra trata de assuntos delicados, como o luto e a intolerância religiosa, mas também é muito acolhedora por abordar afeto, esperança, superação e poesia.
Gostou dessas sugestões? Acompanhe o Livríssimo para mais dicas de livros juvenis!