O live action do One Piece entrou para o catálogo da Netflix e despertou a curiosidade de antigos fãs do anime e de novos públicos. A nova releitura da história do bando do chapéu de palha agradou a gregos e troianos por seu enredo dinâmico, batalhas coreografadas arrepiantes e uma grande mensagem sobre a importância da amizade.
Fique aqui para conhecer mais sobre esse clássico da cultura pop e pegar dicas de livros de aventura para jovens que são fãs de One Piece.
A história por trás do live action de One Piece
One Piece é um aclamado mangá de Eiichiro Oda, cuja publicação começou em 1997 na revista japonesa Weekly Shōnen Jump. Em 1999, a história passou a ser adaptada à televisão. Esse é o início deste sucesso, o fim ninguém sabe (talvez só o Eiichiro Oda)…
Hoje, o mangá contabiliza mais de cem volumes e o anime mais de mil episódios, com previsão de novos capítulos já que a história continua. Essa longevidade é resultado de um enredo inteligente, que além de entregar aventura, questiona injustiças sociais e a opressão de classes marginalizadas.
Veja também: 5 livros curtos para ler em um dia
A imensidão de One Piece está além do tamanho da obra
One Piece trata de um mundo fictício que vive a Era dos Piratas após o grande pirata Gol D. Rogers ser capturado pela Marinha e executado em praça pública. Antes da execução, Rogers afirma que seu rico tesouro, denominado One Piece, será de quem encontrá-lo. Uma multidão de piratas passa a procurá-lo, se dirigindo a Grand Line, faixa de mar perigosa e onde supostamente o One Piece está escondido.
Assim, conhecemos Monkey D. Luffy, um jovem que usa um chapéu de palha e sonha em achar o One Piece e se tornar o rei dos piratas. Pelas suas aventuras, percebemos que pessoas boas e ruins podem ser marinheiros ou piratas. Todos têm sonhos, mas, dos dois lados, podem existir pessoas capazes de arruinar o sonho alheio.
Muito mais do que isso, descobrimos que o Governo Mundial, para quem a Marinha trabalha, não é tão justo assim, oprimindo a população carente que, muitas vezes, parte para a pirataria para conseguir sobreviver. Vemos também que este governo faz alianças políticas com piratas fortes e temidos, indo contra justamente o que a Marinha defende: piratas são um grande problema que deve ser combatido.
Tudo isso, claro, com muita magia, criaturas fantásticas, ilhas misteriosas, piratas icônicos, lutas épicas, reviravoltas e uma grande história de amizade.
O live action de One Piece foi uma excelente forma de atrair novas gerações e novos olhares a este clássico da demografia shonen – e, cá entre nós, ou você conhece alguém, ou é a pessoa que tinha preguiça de começar a assistir ao anime de One Piece pela sua extensão…
Livros de aventura para jovens que são fãs de One Piece
Como você deve ter percebido, essa história genial que move milhares de fãs por todo o mundo começou nela, a literatura. Sem os livros, não existiram filmes e séries.
Então, se você curte o live action de One Piece e a profundidade dessa história, pode se interessar por outros títulos da literatura juvenil. Vamos lá!
1. Peter Pan
Esse título dispensa apresentações! Peter Pan é outro clássico da cultura pop e tem alguns pontos de semelhança com One Piece: piratas, fantasia e jovens cheios de sonhos capazes de mover o mundo.
Nesta versão bilíngue da Editora do Brasil, você ainda pratica o inglês.
2. A ilha do tesouro / The treasure island
Mais confusões de piratas e marinheiros vêm aí! A vida de Jim, um garoto de catorze anos, virou do avesso desde que conheceu um marinheiro com uma cicatriz do lado esquerdo. Agora, ele precisa lidar com piratas, tempestades e ilhas tropicais.
Versão também bilíngue (português e inglês).
3. Louco por HQs
Se One Piece surgiu de um mangá, nada mais justo do que sugerir a história de um rapaz que ama HQs! Trata-se de Caio, que escreve roteiros, mas não sabe desenhar e está em busca de um ilustrador. Ele conhece Olívia, uma garota que adora mangás e possui uma visão um tanto diferente das coisas.
O livro mistura narrativa em prosa com trechos em HQ, uma delícia de ler!
4. Caminho das pedras
Nossa última indicação é um livro sobre Bia, uma jovem de 15 anos que fará sua primeira viagem sem os pais. Assim como Luffy e seus companheiros, ela admira paisagens naturais, faz novas amizades e encontra pessoas muito diferentes de si.
Todos esses personagens (de One Piece e deste livro) vivem jornadas de redescoberta e amadurecimento.