O que faz você ser quem é? A resposta pode começar pelas pessoas que conhece, experiências que viveu até agora, lugares que visitou e, por que não, livros que leu. As histórias que envolvem, desafiam e se aninham ficam para sempre. Por isso, livros que agregam conhecimento nem sempre são os didáticos, cheios de dados exatos e fórmulas. Também podem ser aqueles fantasiosos e mágicos do mundo da literatura.
Quais são os livros que agregam conhecimento?
Pense no seu livro preferido, o que vem a mente ao focar nele? Provavelmente, a resposta é o elemento que tornou este um dos seus livros para abrir a mente. Ser uma grande obra vai além de ser um clássico acadêmico, tem a ver com inspirar sentimentos que fazem sentido para a época em que o leitor vive, para toda a sua vida, para algo que almeja.
Mais do que isso, as melhores histórias são aquelas em que se permite pensar: “isso poderia acontecer comigo”. Mesmo que a história seja ambientada no espaço, em outra dimensão, no futuro ou no passado, ainda é possível se colocar na história.
De certa forma, ler é um exercício muito solitário, já que fazemos na maioria das vezes em silêncio e sozinhos, mas também é um exercício de empatia. De se ver no lugar dos personagens e gostar ou não disso. Afinal, ser tocado pode ser no sentido bom ou ruim, se um livro te causa sensações intensas de desagrado, é sinal de que te prendeu de verdade.
Afinal, a coisa mais importante que essas cenas oferecem não é necessariamente o que acontece nelas, mas como elas nos fazem sentir muito depois de as lermos. Alguns desses livros que agregam conhecimento assumem novos significados à medida que envelhecemos e experimentamos mais vida, ao mesmo tempo, alguns deles estão ligados a marcos importantes e continuam a nos fazer sorrir por isso. Pense, ao ler uma obra em família, você está justamente criando esse tipo de memória com seus filhos.
Está procurando livros que agregam conhecimento e mudam perspectivas para instigar o hábito de leitura em casa? Então acesse a loja virtual da Editora do Brasil, com certeza há um enredo para mover montanhas.