Pega a visão! O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry

Pega a visão! O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry

Pega a visão! Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras tantas, com dicas de Penélope Martins.

Uma rosa, um planeta minúsculo e a história inesquecível de um aviador

Antoine de Saint-Exupéry é um escritor francês conhecido no mundo inteiro por misturar filosofia com a trajetória maravilhosa de um aviador que conhece um garotinho curioso, cheio de perguntas sensíveis sobre a vida. Sim, eu estou falando da obra O Pequeno Príncipe, um conto cheio de reflexões que reúne o autoconhecimento com as experiências que vivemos durante nossos relacionamentos.

Por vezes, a literatura é tão potente que se multiplica em outras manifestações artísticas que dialogam com suas alegorias. É o caso desse livro que, além de ser traduzido para inúmeros países do globo, ganhou versão para cinema, animação, documentário, curta para televisão, série japonesa de anime e sabe-se lá o que mais, sem contar os inúmeros produtos de consumo com imagens e transcrições de trechos da obra.

Leia também: Clássicos da literatura que os jovens precisam conhecer

Mas de onde surgiu a ideia de juntar um aviador e uma criança para uma conversa fantástica sobre a vida?

Antoine de Saint-Exupéry, nascido em 1900, apesar da origem humilde, foi estudar na Suíça antes de se tornar piloto do Regimento de Aviação de Estrasburgo. O Pequeno Príncipe (1943) foi inspirado numa própria queda que o autor sofreu com seu avião.

Antes dessa história, o escritor produziu outras narrativas com temática de aviação, como O aviador (1926) e Piloto de Guerra (1942). Infelizmente, em 1944, aos 44 anos, decolando da ilha de Córsega, Exupéry e seu avião desapareceram no Mediterrâneo sendo que os destroços da aeronave foram identificados apenas em 2004. O corpo do aviador nunca foi encontrado.

E a rosa?

Das personagens da obra O Pequeno Príncipe, talvez a rosa seja a mais emblemática na construção de um conflito relacional. Pesquisas apontam que essa delicada e desafiadora menção ao cuidado com o amor é uma referência direta à esposa de Exupéry, Consuelo, para quem o autor teria escrito uma carta apaixonada de 40 páginas.

Além de escrever a história, as imagens publicadas no livro – que foi editado primeiramente nos Estados Unidos – são de autoria do próprio Exupéry. A edição francesa chegou em 1946, dois anos depois do desaparecimento do autor.

Pega a visão e cai dentro!

Antoine de Saint-Exupéry foi diretor da Sociedade Latécoère de Aviação, na Argentina, e visitou diversas vezes o Brasil, inclusive como frequentador entusiasmado dos bailes em Floripa, o que lhe rendeu o apelido de Zeperri, ou seria Zé Perri como aponta o jornalista Marcelo Duarte, autor do “Guia dos Curiosos”.

Bom, o que importa é que Zé abalou geral com seu cancan no salão e garantiu experiência com o ziriguidum brasileiro. Sem contar que, anos mais tarde, tornou-se “pensador subversivo” e sua obra teoricamente destinada à infância, O Pequeno Príncipe, foi proibida na Argentina durante um período da ditadura militar (1976-1981).

Leia mais: Guia dos Curiosos – 10 curiosidades de “O Pequeno Príncipe”

Se liga nas prateleiras da nossa biblioteca

Conheça “Debaixo da Via Láctea”, um conto escrito por Júlio Emílio Braz, com ilustrações de Ana Paula Franzoni, que retoma o clássico para contar a história de um menino negro que pode ser real ou fantástica.

DEBAIXO DA VIA LÁCTEAO PEQUENO PRÍNCIPE/THE LITTLE PRINCE

Aproveite para ler ou reler “O Pequeno Príncipe” da Coleção Edição Bilíngue da Editora do Brasil, com a adaptação de Telma Guimarães e ilustrações de Eva Uviedo.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL