Por que ler as obras de Shakespeare para os pequenos?

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro, mas também é o Dia de William Shakespeare. Todo mundo já ouviu falar sobre a imensidão das obras desse autor, mas será que sabemos quem foi Shakespeare e o que ele escreveu? Será mesmo que se trata de um autor com capacidade de tocar apenas adultos? 

Já adiantamos que a resposta a essa última pergunta é não e vamos contar a você por que ler os clássicos do dramaturgo também pode ser ótimo para crianças.

Quem foi William Shakespeare?

William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês da era renascentista. Conhecidos em todo o mundo, seus escritos capturam a gama de emoções e conflitos humanos e são celebrados há mais de 400 anos. No entanto, a biografia de Shakespeare ainda é um mistério. 

Não existem registros de nascimento, apenas um antigo documento indica que Shakespeare foi batizado na Igreja da Santíssima Trindade em Stratford-upon-Avon em 26 de abril de 1564. A partir disso, estudiosos reconhecem 23 de abril de 1564 como o aniversário de Shakespeare. 

O que escreveu William Shakespeare?

As peças de Shakespeare podem ser divididas em três categorias: tragédias, comédias e históricas.

Sua peça mais famosa é a trágica história de Romeu e Julieta, que trata de dois jovens amantes que são proibidos de se casar por seus pais. Além dessa, outras tragédias consideradas clássicos da literatura mundial são Hamlet – obra que carrega as frases de Shakespeare mais famosas (lembra do ser ou não ser, eis a questão?) –, Otelo e Macbeth.

Já as comédias incluem Sonho de uma Noite de Verão e Noite de Reis, um texto hilário sobre identidades confusas, em que todos se apaixonam pela pessoa errada, mas no fim tudo dá certo.

E as peças históricas, como o nome indica, são baseadas na vida de personalidades históricas reais. Em Antônio e Cleópatra, ele conta o romance condenado no antigo Egito. 

Leia também: Por que ler os clássicos? Shakespeare e os dilemas que transcendem o tempo

Obras de Shakespeare podem ser lidas para crianças?

As palavras e a linguagem das peças de Shakespeare podem ser intimidantes para as crianças e, convenhamos, para a maioria dos adultos também. Porém, em algum momento, seus filhos provavelmente serão solicitados a ler e analisar uma ou algumas de suas obras. 

Portanto, ajudá-los a lidar com isso pode ser assustador não apenas para eles, mas para você também, especialmente se você não aprendeu sobre o autor na escola. Então o que pode ser feito? 

Com tantas criações para escolher, uma das primeiras considerações é definir quais poemas, sonetos ou peças que você quer apresentar para os seus filhos. 

O filtro de escolha pode ser uma combinação daqueles que você sabe que a escola vai focar e aqueles que acha que as crianças vão gostar. Ao selecionar uma peça para os mais novos, talvez valha começar com comédias. As histórias geralmente são alegres, memoráveis ​​e envolventes até para eles. 

Assista a uma peça

As peças de Shakespeare foram escritas para serem assistidas, roteirizadas ou representadas. O autor escreveu entretenimento popular, não tratados filosóficos, mesmo que possamos extrair temas profundos e discutir grandes ideias usando seus monólogos e enredos. Ainda assim, nunca devemos estudá-lo com a exclusão da diversão. Saber disso facilita e muito a leitura de seus clássicos.

Então, sem dúvida, uma das melhores formas para introduzir o autor na vida dos seus filhos é assistindo a produção de uma das peças. Verifique por sua cidade se há alguma adaptação em cartaz, se não houver, há uma infinidade de filmes — para todas as idades e gostos — e até novelas baseadas no famoso bardo. 

Saiba onde encontrar as principais obras de William Shakespeare

Na loja virtual da Editora do Brasil, você encontra as principais obras de William Shakespeare Hamlet, A Megera Domada, Romeu e Julieta e Sonho De Uma Noite De Verão — disponíveis em uma adaptação primorosa em prosa, com linguagem atualizada por Fernando Nuno. Não perca!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL