Saiba como ajudar seu filho a estudar em casa

Muitas crianças e jovens se esforçam para estudar e existem variados fatores gerais e particulares para explicar o interesse ou desinteresse deles pelos estudos. Com a pandemia, esse cenário ficou ainda pior e mesmo os que iam bem, forçados a se adaptar a uma nova realidade, perderam o foco. Com a retomada, ainda há muito o que fazer e é por isso que você, pai, mãe ou responsável, chegou até aqui buscando aprender como ajudar seu filho a estudar em casa e render mais na escola.

Pois fique tranquilo(a) que reunimos aqui algumas úteis e simples dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos.  

Mas primeiro vamos falar da importância de criar uma  rotina escolar em casa

Crianças e adolescentes (mesmo que estes relutem contra isso) prosperam em rotinas. Para os pequeninos, há tantas novidades em seus mundos para seus cérebros e corpos todos os dias, que tornar as coisas previsíveis é reconfortante. Os maiores precisam dessa garantia mais do que nunca, voltar para um ponto seguro no meio do turbilhão que é crescer.

Quando se trata de rotinas de aprendizado, estas oferecem muitos benefícios, como: 

  • Promover segurança e pertencimento;
  • Ensinar responsabilidade e autocontrole;
  • Orientar o comportamento positivo; e
  • Ajudar as crianças a lidar com transições ou mudanças.

Como criar rotina para os filhos?

Antes de pensar como ajudar seu filho a estudar em casa, pense em dar o exemplo! Para incutir o senso de responsabilidade de uma rotina escolar, é preciso promover a previsibilidade. Para isso, você pode definir um horário e todos os dias praticar leituras  literárias e acadêmicas com o jovem  ou combinar um período diário para ajudar com a lição de casa. 

É importante cumprir seu compromisso, pois sua atitude como responsável servirá de espelho para a percepção dessa “obrigação”. A rotina de aprendizado de cada família será diferente, o importante é que haja uma programação diária que funcione para as suas possibilidades. Para crianças mais novas, considere usar imagens ou figuras para mostrar o cronograma para que possam segui-lo sem precisar ler as palavras perfeitamente.

Como ajudar seu filho a estudar em casa?

Defina um local

Outra maneira fácil de como ajudar seu filho a estudar em casa é criar uma área favorável à lição. Certifique-se que o  local esteja bem iluminado para sentar e estudar, com todos os suprimentos – papel, lápis, cola, tesoura – à mão.

Traga o brincar para o aprendizado

A brincadeira ajuda a criança a aprender de três maneiras: ensina a comunicação, ajuda no desenvolvimento do cérebro e incentiva a construção de relacionamentos. Inclui-la em algumas atividades de aprendizado pode ser um divisor de águas para o estudo em casa. Afinal, a única maneira de manter intacto o interesse de seu filho pelos estudos é descobrir novas maneiras de tornar o aprendizado interessante e emocionante para eles. Como pai, mãe ou responsável, torna-se sua missão descobrir os desafios e a razão deles existirem para encontrar uma solução que facilite suas vidas. 

Conecte novos conceitos a experiências da vida real

O aprendizado não precisa parar quando se fecha o livro. Conectar situações da vida real ao que se está aprendendo em sala de aula pode ajudar a entenderem melhor os conceitos e sentidos. Então, pense em maneiras de enfatizar o que seu filho está aprendendo na escola em momentos do dia a dia. Lerem juntos livros que abordam essas questões também é muito efetivo.

Incluir tempo para pausas

Reserve um tempo para pausas, encher a criança de tarefas não vai ajudar na missão de estudar mais e melhor em casa. Depois de lerem juntos, vocês podem dar uma volta pelo bairro ou fazer um lanche saudável. Aliás, cochilos ainda são importantes para crianças pequenas. Assim como as mais velhas precisam de um tempo de inatividade para voltar a focar com qualidade.

Não tenha medo de elogiar 

Por fim, e muito importante, umas das principais dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos é valorizar o elogio. Todo mundo gosta de ser apreciado e é necessário você como pai, elogiar seus filhos para mantê-los motivados. Esse pode ser o incentivo que precisam para continuar.

Seja o maior incentivador, pergunte sobre tarefas, questionários e testes. Motive, verifique os trabalhos de casa concluídos e esteja disponível para perguntas e desabafos. O sucesso na sala de aula é sobre a combinação certa de atitude, hábitos e esforço.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL